Debate: análise das propostas de gestão dos candidatos à presidência

Desde 2010, a Agenda Pública realiza debates para discussão de temáticas fundamentais de políticas públicas, participação e controle social. As séries de debates foram batizadas de “Breves Encontros” e registraram discussões sobre os planos de governo dos candidatos à presidência da República e o panorama dos desafios do governo Dilma RousseffTambém foram debatidos os impactos dos grandes empreendimentos, a crise das instâncias de participação institucionalizada e a reforma política. A característica dos Breves Encontros é reunir representantes do governo e da sociedade civil em debates transmitidos online. Os vídeos são editados para exibição no canal da Agenda Pública, sendo utilizados também como material de discussão.

O primeiro debate foi realizado no dia 15/09 (os desafios da gestão pública no próximo governo) e o segundo "A análise das propostas de gestão dos candidatos à presidência será realizado no dia 23/09. A discussão sobre gestão pública é um dos 7 eixos estruturantes que compõem a Agenda Brasil Sustentável, movimento criado por um conjunto de organizações da sociedade civil de todo o País atuantes em movimentos pela garantia dos direitos fundamentais, pelo fortalecimento da democracia, pelas boas práticas de gestão pública, pela defesa do meio ambiente e das conquistas sociais, com o propósito de influenciar a agenda política dos/as candidatos/as à presidência e aos governos estaduais nas eleições de 2014.

São convidados(as) por evento. Estes(as) receberão da curadoria um perguntário com algumas questões orientadoras para estimular sua reflexão. Terão 20 minutos para expor seus argumentos. Após a apresentação dos debatedores, cada um deles terá mais 5 minutos para comentar os pontos de vista do outro(a) debatedor(a). Por fim, será aberto para que a plateia e os internautas façam perguntas, durante 45 minutos, aproximadamente. Haverá transmissão simultânea e os vídeos do evento serão transformados em material didático e vídeos online, estes últimos divulgados nos sites dos parceiros.

Perguntário de orientação aos convidados:

1. Quais as principais propostas para a gestão pública apresentadas por cada candidato?
2. Como são abordados os temas sobre a reforma do Estado para o aprimoramento da ação governamental?
3. Como propõem melhorar a qualidade dos serviços públicos?
4. Como é tratada a questão do pacto federativo?
5. Como abordam o fortalecimento da capacidade institucional dos governos municipais?
6. Como propõem avançar na qualificação dos gastos e ampliação da transparência pública? 
7. Como tratam das carreiras públicas? 
8. Quais as principais lacunas percebidas nos planos de governo?

Debatedores

Silmara Silva, ex-diretora do departamento de coordenação do SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente)

Sergio Andrade, cientista político, diretor executivo da Agenda Pública

Participe online em http://www.livestream.com/agenda_publica

Compartilhe este artigo