SP disponibiliza atlas do desenvolvimento

 

Fonte: Prima Página/PNUD
OSMAR SOARES DE CAMPOS

O Atlas do Trabalho e Desenvolvimento de São Paulo, uma ferramenta eletrônica que abriga mais de 200 indicadores socioeconômicos da capital paulista, já está disponível on-line. O software permite ao usuário conhecer mapas e tabelas com dados como renda, educação, habitação, trabalho e desenvolvimento humano, discriminadas por região e microrregião do município, com base nos Censos de 1991 e 2000.

O programa, desenvolvido a partir de uma parceria entre o PNUD e a Prefeitura de São Paulo, foi elaborado nos moldes do Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, lançado pelo PNUD em 2003. O objetivo é, a partir do banco de dados, detectar necessidades específicas para cada um dos 96 distritos de São Paulo e de bairros ou regiões ainda menores – as Unidades de Desenvolvimento Humano, 454 áreas do município divididas de modo a salientar as desigualdades socioeconômicas.

"Esse trabalho é uma contribuição que permite observar algumas áreas que as subprefeituras antes não enxergavam", afirma Juarez Nunes Mota, responsável pela Coordenação de Informações do Trabalho, braço da Secretaria Municipal do Trabalho que elaborou o Atlas. "Ele está sendo utilizado pelos órgãos municipais para encontrar e contemplar as demandas de ação da cidade."

Para ampliar o conhecimento sobre a ferramenta, lançada em setembro do ano passado, a Secretaria Municipal do Trabalho planeja organizar eventos em cada uma das 31 subprefeituras do município, observando um cronograma que espera cumprir até o final de junho, com dois ou três eventos semanais.
Para instalar o Atlas do Trabalho e Desenvolvimento de São Paulo, o usuário deve se cadastrar na página eletrônica da Secretaria Municipal do Trabalho. Desde o lançamento do Atlas, em 14 de setembro, até disponibilização do software no site da prefeitura, em 25 de janeiro, mais de 800 pessoas se cadastraram.

 

 

Compartilhe este artigo