Audiência sobre licitação dos ônibus na Cidade Ademar teve poucos participantes, mas várias propostas

Cerca de 20 pessoas compareceram ao evento. Entre as propostas apresentadas está o prazo máximo de 10 anos para a troca de toda a frota da cidade por veículos menos poluentes

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes está promovendo audiências públicas sobre a Licitação do Transporte Público em São Paulo. Entre segunda e quarta-feira (dias 26, 27 e 28/6), os eventos ocorrem nas 32 prefeituras regionais da cidade. A reportagem da Rede Nossa São Paulo acompanhou uma delas: a audiência pública regional da Cidade Ademar.

Cerca de 20 pessoas participaram do evento, que contou com três representantes da SP Trans, além do prefeito regional, Júlio Carreiro. O número de participantes foi considerado baixo, tendo em vista a importância do tema em debate.

No início da audiência, Muce Kalil, assessor da Diretoria de Planejamento da SP Trans, fez uma rápida apresentação das “diretrizes gerais da futura licitação do transporte público”. Ele explicou que a apresentação é "padrão", ou seja, trata-se da mesma que está sendo levada a todas as audiências regionais sobre o tema.

De acordo com a apresentação, os futuros contratos com as concessionárias de ônibus da cidade deverão contemplar o uso de combustíveis menos poluentes, com metas de redução de emissões.  

Entre as diretrizes gerais também está a possibilidade de as empresas ficarem responsáveis pela manutenção do pavimento dos corredores de ônibus e da rede aérea dos trólebus.

Outra informação dada por Kalil é que a remuneração das concessionárias terá como base os custos de operação dos ônibus, “ponderada pela qualidade do serviço oferecido”.

Na lista de itens que deverão entrar na avaliação da qualidade do serviço oferecido estão: passageiros transportados, indicadores de segurança, disponibilidade dos ônibus nas linhas, cumprimento de viagens e satisfação do usuário.

O representante da SP Trans informou ainda que a minuta da licitação deverá ser apresentada até o final de julho e, posteriormente, colocada em consulta pública,  

Confira aqui a apresentação da SP Trans.

Propostas apresentadas

Na sequência, os participantes puderam apresentar questionamentos e sugestões para a futura licitação dos ônibus em São Paulo.

Um dos questionamentos feitos pelos presentes foi em relação à realização das audiências públicas antes da publicação da minuta do edital de licitação. Na avaliação do participante, o debate poderia ser mais produtivo com o texto do edital em mãos.

Entre as propostas apresentadas pelos poucos presentes ao evento estão: a estipulação de um prazo máximo de 10 anos para a troca de toda a frota de ônibus da cidade por veículos menos poluentes; a inclusão desse item (renovação da frota) como um dos critérios de avaliação da qualidade do serviço oferecido, para estimular as empresas a reduzirem mais rapidamente a emissão de poluentes; a utilização de aplicativo de celular para que os usuários avaliem os serviços de transporte; e a realização de novas audiências públicas após a publicação da minuta do edital de licitação.  

Confira aqui outras informações sobre as audiências públicas, que foram divulgadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.

 

Compartilhe este artigo