Mapa da Desigualdade 2019 será apresentado na Câmara Municipal de São Paulo

No dia 9 de dezembro, a Rede Nossa São Paulo e o vereador Eduardo Suplicy apresentarão o Mapa da Desigualdade 2019 na Câmara Municipal de São Paulo. O evento será realizado no Plenário 1º de maio, das 9h30 às 12h30.

O objetivo é apresentar o Mapa a vereadores, secretários, subprefeitos e à população em geral. Na oportunidade, a Prefeitura também poderá expor as medidas que têm sido tomadas para reduzir as desigualdades apontadas.

Os indicadores apresentados no Mapa da Desigualdade auxiliam na gestão municipal,  identificando as necessidades da população e oferecendo um excelente instrumento para a elaboração de políticas mais inclusivas e planos setoriais mais integrados.

Para o assessor de mobilização da Nossa São Paulo, Igor Pantoja, é cada vez evidente que essas disparidades sociais envolvem não só a renda, mas também os serviços públicos e questões estruturais. “É essencial que esses dados sejam apresentados a representantes da população e do poder público para que eles possam dialogar sobre políticas e redução das desigualdades a partir de bases concretas”, afirma.

O Mapa

Desde 2012, a Rede Nossa São Paulo elabora e divulga anualmente o Mapa da Desigualdade da cidade, um estudo que apresenta indicadores dos 96 distritos da capital paulista, comparando os dados e revelando a distância socioeconômica entre os moradores das regiões com os melhores e piores indicadores, o chamado “desigualtômetro”. 

Neste ano, foram utilizados 53 indicadores de 10 diferentes áreas para mostrar a realidade dos distritos da capital paulista. Entre as novidades estão o comparativo de violência contra a mulher, incluindo o feminicídio; violência homofóbica e transfóbica; e violência de racismo e injúria racial. Dados sobre educação, saúde, cultura, habitação e idade média ao morrer em cada um dos distritos da cidade também fazem parte dos indicadores apresentados. 

O que: Apresentação do Mapa da Desigualdade 2019

Quando: 9 de dezembro, às 9h30

Onde: Plenário 1º de Maio – Câmara Municipal de São Paulo

Compartilhe este artigo