Pesquisa revela que 83% da população paulistana considera a administração municipal pouco ou nada transparente

A pesquisa “Viver em São Paulo: Transparência e Participação Social”, realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência, revela a percepção de paulistanas e paulistanos acerca de questões relacionadas à gestão municipal.

Transparência

O levantamento aponta que 83% da população paulistana considera a administração municipal pouco ou nada transparente – 41% afirmaram ser “nada transparente”; e 42% “pouco transparente”. Entre esses, 88% têm Ensino Fundamental; 88% têm renda familiar de até 2 salários mínimos; 88% são da classe C; e 88% são autodeclaradas(os) pretas(os) ou pardas(os).

Apenas 7% consideram a administração municipal “muito transparente” e 10% não sabem ou não responderam.

Subprefeituras

A maioria da população paulistana continua a favor das subprefeituras terem maior autonomia e participação na gestão dos serviços públicos, apesar da favorabilidade ter caído 10 pontos percentuais em três anos – em 2016, 84% afirmavam ser a favor e 9% contra; em 2018, 81% eram a favor e 14% contra; já em 2019, 74% declararam ser a favor e 17% contra.

A pesquisa revela, ainda, que 84% não sabem dizer quem é a(o) subprefeita(o) da região em que moram. Desse 93% têm Ensino Fundamental; 89% têm entre 45 a 54 anos; e 88% são da classe C. Apenas 16% afirmam saber quem é a(o) subprefeita(o). Apesar de não ser um alto percentual, pessoas que moram na região Leste são as que mais afirmam saber quem está à frente da subprefeitura da sua região (21% sabem e 79% não sabem)

Já sete em cada dez entrevistadas(os) gostariam de eleger a(o) subprefeita(o) da região onde moram: 72% gostariam; 21% não gostariam; 7% não sabem ou não responderam. Pessoas que moram no Centro são as que mais gostariam de eleger a(o) subprefeita(o) da região (80% gostariam e 9% não gostariam).

Participação

Quatro medidas são apontadas por cerca de ¼ dos entrevistados como forma de motivar a participação e maior envolvimento nos conselhos da cidade: “maior divulgação de dados e das resoluções dos conselhos” (27%); “ambiente respeitoso que proporcione a discussão amigável dos temas” (25%); “as decisões dos conselhos serem atendidas” (24%); “participação de representantes da administração pública” (24%).

Seguidas de “reuniões/encontro ocorrerem fora do horário de trabalho” (22%); “retorno sobre os encaminhamentos e decisões dos conselhos” (21%); “ampla divulgação dos conselhos e da agenda dos conselhos” (18%); “infraestrutura” (18%); “decisões que me afetassem diretamente” (17%); “pautas/assuntos serem mais relevantes” (16%); “existência de auxílio transporte” (16%).

Porém, 12% afirmaram que “nada motivaria a participação ou maior envolvimento” e 11% não sabem o que motivaria ou não responderam.

 

Sobre a pesquisa

O levantamento foi realizado no município de São Paulo, em abril de 2019. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais.

A pesquisa “Viver em São Paulo: Transparência e Participação Social” faz parte da série “Viver em São Paulo”, iniciada em 2018, realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência. Os levantamentos são apresentados mensalmente com recorte temáticos.

 

Confira a apresentação resumida da pesquisa.

Saiu na mídia:

83% dos paulistanos acham que Prefeitura de SP não é transparente, diz pesquisa

Para 83% dos paulistanos, prefeitura não é transparente, diz pesquisa

Oito em cada 10 paulistanos diz que administração não é transparente

Compartilhe este artigo