Mudamos!

Depois de mais de uma década atuando para melhorar a qualidade de vida das pessoas, por meio do estímulo a cidades mais justas, democráticas e sustentáveis, alinhamos nossas ações às agendas globais de desenvolvimento sustentável, como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em sintonia com esse processo de alargamento de horizontes, deixamos de ser o Instituto São Paulo Sustentável para tornarmo-nos o Instituto Cidades Sustentáveis. O novo nome busca refletir o reposicionamento da organização e seu desejo de ampliar sua atuação nas cidades do país, estabelecendo pontes entre temas municipais, nacionais e globais.

Definimos então uma identidade visual para o Instituto e alinhamos a ela as identidades de suas principais iniciativas, a Rede Nossa São Paulo e o Programa Cidades Sustentáveis, visando transmitir a integração de nossos objetivos e ações. A da Rede será implementada imediatamente e a do Programa, nos próximos meses.

Criada pelo Estúdio Margem, a nova identidade visual parte de um conjunto de pontos, que pode ser entendido como a base das cidades, conteúdo de nosso trabalho, ou ligações de uma rede, forma de nossa atuação. Unimos então cinco pontos, representando as cinco dimensões do desenvolvimento sustentável que, necessariamente, devem ser integradas: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias. As tênues diferenças entre as identidades são sua maior fortaleza: fazem parte todas de uma mesma ideia e um mesmo espírito de transformação rumo à cidade e sociedade que almejamos.

Cremos que as cidades são e serão o espaço de defesa e avanço de importantes temas para a sociedade e o país. E entendemos que esse é mais um passo que sinaliza nosso desejo permanente de aprendizagem e compreensão dos desafios e oportunidades para a construção de cidades + democráticas, – desiguais e que combatam a mudança do clima.

Compartilhe este artigo