Quase metade dos paulistanos considera ruim ou péssima a manutenção de praças e parques

Outros 41% avaliam essa atividade de zeladoria como "regular" e apenas 11% a classificam como “boa” ou “ótima”. Dados fazem parte da pesquisa "A cidade e o meio ambiente" divulgada pela Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência, em parceria com o Sesc.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

O programa “São Paulo Cidade Linda” implantado pelo ex-prefeito de São Paulo, João Doria, no início de sua gestão, e que visava, entre outras coisas, melhorar o serviço de zeladoria de praças e parques da cidade, não é bem avaliado pelos paulistanos. 

De acordo com a pesquisa “A cidade e o meio ambiente” divulgada pela Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência, em parceria com o Sesc São Paulo, 25% dos entrevistados consideram que a preservação/manutenção desses espaços públicos é “ruim” e 23% dizem que é “péssima”. Ou seja, quase metade dos paulistanos (48%) avalia negativamente essa atividade de zeladoria da Prefeitura. Outros 41% a consideram “regular” e apenas 11% a classificam como boa (8%) ou ótima (3%).

Apresentados nesta quarta-feira (13/6) em evento público no Sesc Interlagos, os resultados do levantamento mostram que há um grande potencial para se ampliar a coleta e a reciclagem de materiais em São Paulo. Embora administração municipal recicle menos de 2% do lixo coletado, 57% dos entrevistados afirmam que separam os materiais recicláveis dos não recicláveis em casa. Por outro lado, 42% dizem não fazer a separação. 

Medidas para reduzir a poluição do ar 

Outra conclusão da pesquisa é que preocupação com a poluição parece motivar o paulistano a apoiar a aplicação de medidas de controle de circulação dos veículos na cidade: 76% dos pesquisados se declaram favoráveis à sua adoção, enquanto 20% são contra e 4% não sabem ou não responderam. 

Quando os que responderam favoravelmente são estimulados a assinalar, entre várias medidas apresentadas, qual a que mais ajudaria a diminuir a poluição da cidade, o retorno da inspeção veicular ambiental é o item que tem mais adesões: 30%. A alternativa “limitar a circulação de veículos em algumas ruas e avenidas do centro expandido da cidade” fica em segundo lugar, com 21%. “Ampliar o horário de duração do rodízio na cidade” obtém 16%. A opção “aumentar o número de dias do rodízio de carros para dois ou mais dias” registra 13%, enquanto “ampliar a área do rodízio considerando o centro expandido e também ruas de bairros e periferias” é assinalada por 11% dos pesquisados.  

A medida que tem o menor percentual de respostas, com 4%, é “cobrar pedágio urbano, ou seja, cobrar uma taxa para entrar e circular de carro no centro expandido”. 

Confira aqui a apresentação da pesquisa "A Cidade e o meio ambiente.

Confira aqui a pesquisa completa

Pesquisa integra série “Viver em São Paulo”

Foram entrevistados 800 paulistanos de 16 anos ou mais e a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.

O levantamento integra a série “Viver em São Paulo”, que foi iniciada este ano e mensalmente tem divulgado dados sobre a percepção dos paulistanos em relação a temas importantes que afetam a vida na capital paulista.  

Propositalmente, a apresentação dos resultados da pesquisa “A cidade e o meio ambiente” foi realizada no Sesc Interlagos – um espaço com muito verde situado à beira da Represa Billings, na zona sul de São Paulo. 

A atividade incluiu um debate com especialistas e ativistas ambientais, que puderam avaliar os dados apurados no levantamento.

Leia também:

São Paulo precisa de educação ambiental e aumento da compostagem

Análise da pesquisa “A cidade e o meio ambiente”

Veja a repercussão na mídia:

3/4 dos paulistanos querem limitar circulação de veículos para diminuir poluição, diz pesquisa (ESTADÃO)

76% são a favor de limitar circulação de veículos para reduzir poluição em SP, diz pesquisa (G1)

Pesquisa mostra que para reduzir poluição, 76% dos paulistanos aceitariam mais restrições ao uso de carros (ADAMO BAZANI)

Pesquisa mostra 76% favoráveis a medidas que limitam circulação de carros para reduzir poluição (METRO JORNAL)

Paulistanos querem limitar circulação de veículos (GRUPO LIBERAL)

Pesquisa mostra que para reduzir poluição, 76% dos paulistanos aceitariam mais restrições ao uso de carros (DIÁRIO DO TRANSPORTE)

Pesquisa diz que 76% dos paulistanos aceitam restringir uso de carros (AGÊNCIA BRASIL)

Quase metade dos paulistanos avaliam negativamente preservação de praças e parques (SETOR 3)  

 

Compartilhe este artigo