Município de São Paulo adota a Agenda 2030 da ONU

LETÍCIA VIOLA, DA REDAÇÃO – CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Após reconhecerem a erradicação da pobreza –  como o maior desafio global – representantes de 193 países-membros da ONU (Organização das Nações Unidas) firmaram na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015, um acordo para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos.

Para esse plano, os países adotaram a Agenda 2030, que indica 17 (ODSs) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. Elas são baseadas nos pilares do desenvolvimento sustentável.

Publicada no Diário Oficial do Município no último sábado (3/2), a Lei 16.817, de 2 de fevereiro de 2017, sancionada pelo prefeito João Doria (PSDB), adota a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU como diretriz de políticas públicas em âmbito municipal. 

O plano também institui o programa de sua implementação e autoriza a criação da Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável para debater práticas que melhorem a qualidade de vida dos paulistanos e paulistanas.

A Lei tem origem no Projeto de Lei (PL) 320/2017 dos vereadores Caio Miranda (PSB), Adriana Ramalho (PSDB), Aline Cardoso (PSDB), David Soares (DEM), Eduardo Tuma (PSDB), Janaína Lima (Novo) e Reginaldo Tripoli (PV), aprovado na Câmara Municipal de São Paulo no dia 13 de dezembro de 2017. 

A implementação do Programa na cidade de São Paulo irá promover a integração da agenda urbana paulistana com a implementação da Agenda 2030 e dos ODS no âmbito municipal e metropolitano, fomentando pesquisas e projetos voltados às questões de relevância econômica e social.

Campanhas educativas e de conscientização sobre a importância da integração de todas as iniciativas em prol da sustentabilidade também estão em pauta.

A agenda deve ser adotada por todos os países do mundo, de acordo com as suas próprias prioridades, até 2030.

Matéria publicada no portal da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Compartilhe este artigo