Centro de SP ficará fechado para carros e motos toda última sexta-feira do mês

Ação 'Sexta sem Carro' será repetida toda última sexta de cada mês das 6h às 18h. Medida começou nesta sexta-feira (27) na capital para promover o uso de transporte público e bikes.

Por G1 SP, São Paulo

A partir de agora, o Centro de São Paulo ficará fechado para o trânsito de carros e motos toda última sexta-feira do mês. Só será permitida a circulação de ônibus, táxis e bikes. A medida da prefeitura, intitulada ‘Sexta sem Carro’, começou a ser implantada nesta sexta-feira (27). O bloqueio ocorrerá das 6h às 18h. O SP1 entrevistou pessoas favoráveis e contrárias à medida (assista aqui).

A ação, que será repetida sempre na última sexta de cada mês, surgiu após o primeiro teste feito no “Dia Mundial Sem Carro”, em 22 de setembro. O objetivo é “expor o uso demasiado do veículo particular na cidade, bem como incentivar a utilização de outros modais, com ônibus, metrôs e bicicleta”, informa a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Bloqueios

Os bloqueios ocorrerão no Centro Histórico de São Paulo. Veja abaixo onde eles estão:

– Praça da Sé com Rua Venceslau Brás;
– Praça da Sé com Rua Floriano Peixoto;
– Rua Coronel Xavier de Toledo com Viaduto do Chá;
– Rua Florêncio de Abreu com Ladeira da Constituição.

Desvios

Por causa dos bloqueios, a CET implantou desvios para os motoristas. Veja onde eles serão feitos:

– Sentido da Praça da Sé / Praça Ramos de Azevedo: Rua Senador Feijó, Rua Cristóvão Colombo, Rua Riachuelo, Túnel Papa João Paulo II, Avenida Prestes Maia, Avenida Senador Queirós, Avenida Ipiranga, Avenida São Luís, Rua Coronel Xavier de Toledo e Praça Ramos de Azevedo.

– Sentido da Praça Ramos de Azevedo / Praça da Sé: Rua Conselheiro Crispiniano, Avenida São João, Avenida Ipiranga, Avenida São Luís, Viaduto Nove de Julho, Viaduto Jacareí, Rua Maria Paula, Viaduto Dona Paulina, Praça Dr. João Mendes, Rua Anita Garibaldi, Rua Roberto Simonsen, Rua Venceslau Brás e Praça da Sé.

Não haverá alterações no transporte público, uma vez que estará liberado o trânsito para ônibus e táxis nas vias bloqueadas.

A CET colocou faixas na região central alertando para os bloqueios e orientando os motoristas sobre a proibição.

Recomendações

– Respeite a sinalização;
– Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
– Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
– Para falar com a CET ligue 1188. O órgão informa que atende 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

Matéria publicada no portal G1
 

Compartilhe este artigo