Campanha reivindica o arquivamento imediato do “PL da Poluição”

Participe e ajude a barrar o Projeto de Lei 300/2017, que concede mais 20 anos para que a frota de ônibus de São Paulo passe a usar combustíveis limpos  

Mais de 5 mil pessoas morrem todo ano em SP por doenças ligadas à poluição.  As empresas de ônibus tinham a obrigação, por lei, de adaptarem sua frota para o uso de combustíveis limpos até 2018. Mas nada fizeram. Agora, elas querem mais 20 anos para fazer essa transição e nós precisamos frear esse bonde: Peça já pelo arquivamento imediato do PL da Poluição!

Em 2009, foi aprovada a Lei de Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo. Entre outros benefícios ao meio ambiente, essa lei determina que toda a frota de ônibus da cidade de SP deveria usar combustíveis não-fósseis até 2018. 

Passados oito anos, sem que as empresas de transporte ou as diferentes gestões da prefeitura tomassem qualquer providência para adequar a frota àquilo que determina a lei, o vereador e presidente da câmara Milton Leite resolve propor o Projeto de Lei 300/2017, que estende em 20 anos o prazo para essa adequação. 

Além de ir na contramão das medidas adotadas nas principais cidades do mundo e das recomendações da própria ONU, essa mudança pode impactar a saúde de milhões de paulistanos. A poluição do ar em SP será responsável por mais de 95 mil mortes e pode custar quase R$ 38 bilhões aos cofres públicos até 2037. 

Já sabemos que a substituição dos combustíveis dos ônibus municipais pode salvar milhares de vidas. Segundo estudo lançado recentemente: a simples adoção de combustíveis renováveis na frota municipal de ônibus pode evitar 12.700 mortes até 2050.

Não podemos aceitar o adiamento dessa transição. Precisamos de um ar mais limpo em SP já! Envie agora um email de pressão ao Milton Leite e os membros da CCJ para impedir o avanço deste projeto de lei absurdo para a cidade.

Essa campanha é realizada em uma parceria entre: Cidade dos Sonhos, Greenpeace, IDEC, Instituto Saúde e Sustentabilidade, Minha Sampa e Rede Nossa São Paulo.            

Leia também: 

Campanha combate projeto que quer dar mais 20 anos para ônibus de SP seguirem poluindo

Projeto adia em 20 anos meta de ônibus limpos em São Paulo

Rede Nossa São Paulo divulga nota contra o desmonte da Política de Mudanças Climáticas

 

Compartilhe este artigo