Cinema engajado no Dia do Meio Ambiente

Debate sobre “Contaminação” chama atenção para consumo de produtos suspeitos 

O ar que respiramos, a água que bebemos, o alimento que cultivamos, a roupa que vestimos. Tudo no ambiente tem resíduos químicos de processos que aceitamos de forma passiva. É “A Contaminação Nossa de Cada Dia”, tema do debate desta segunda-feira, 5 de junho, na 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Durante todo o dia, o Cine Reserva Cultural vai apresentar filmes – TODOS INÉDITOS NO BRASIL – sobre esse eixo temático, além do debate com especialistas a partir das 20h30. É segunda-feira, a programação com menor número de sessões mantém a qualidade cinematográfica e o interesse temático para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Todas as informações sobre os filmes, salas, datas e horários podem ser facilmente conferidas na página www.ecofalante.org.br/mostra.

CONTAMINAÇÃO EM DEBATE

Sessões da Mostra Contemporânea Internacional e os debates relacionados aos eixos temáticos em que está dividido esse programa acontecem no Cine Reserva Cultural, Av. Paulista, 900.

•    A Contaminação Nossa de Cada Dia vai ser o tema do debate a partir de 20h30, com a participação de José Alberto Gonçalves Pereira, jornalista especializado em sustentabilidade; Paulo Saldiva, médico patologista e professor da USP, e Roberto Kishinami, coordenador do Programa de Energia do Instituto Clima & Sociedade. Antes do debate, às 19h, a sessão apresenta Cheirando Mal, filme do americano Jon Whelan que nos leva a uma jornada por varejos, laboratórios, reuniões empresariais, e até aos salões do Congresso americano em busca de respostas para uma questão: por que não são seguros alguns produtos expostos nas prateleiras de lojas e supermercados. Divertido, esclarecedor e às vezes quase absurdo. TRAILER DO FILME LEGENDADO 

•    Mais quatro filmes do mesmo eixo temático são exibidos no Reserva Cultural. Às 15h30, tem Mar Ensurdecedor, sobre o impacto da poluição sonora produzida por atividades humanas nos animais marinhos.

•    Às 17h, o curta de animação Zona Proibida abre a sessão dupla sobre o acidente nuclear de Fukushima; é seguido pelo documentário Terra Abandonada, que acompanha o cotidiano de pessoas que retornam à região do acidente no momento em que as obras de "descontaminação" parecem insuficientes, dada a escala do desastre tanto no plano humano quanto no ambiental.

•    Depois do debate, às 22h, será exibido o belíssimo O Suplício: Vozes de Chernobyl, baseado no livro vencedor do prêmio Nobel "Vozes De Tchernóbil: A História Oral do Desastre Nuclear", da escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich. Um exemplar do livro será sorteado antes da sessão.

COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA

No Dia Mundial do Meio Ambiente prosseguem no Cine Caixa Belas Artes as sessões da Competição Latino-Americana, com a exibição de curtas e longas que apresentam informações e análises sobre os impactos dos mais variados temas socioambientais nos países da região. Diretores de alguns filmes participam de bate-papo com o público. Veja a programação:

15h     O Mergulhador (México, 16’)
           Terminal 3 (Brasil, 25’)
           Modo de Produção (Brasil, 75’)

17h10     Esta é Minha Selva (Argentina, 20’)
               O Vento Sabe que Volto à Casa (Chile, 103’)

19h30     Solon (Brasil, 16’)
               El Remolino (México, 73’)
               Seguido de bate-papo com os diretores

21h30     Entremundo (Brasil, 25’)
               Estrutural (Brasil, 89’) 

A programação completa, incluindo outras salas e os próximos dias você pode consultar em http://ecofalante.org.br/mostra/programacao/.

Compartilhe este artigo