Prefeitura propõe parceria a empresários para instalação de creches

Proposta de pacto pela primeira infância quer que empresas e fundações construam novos equipamentos para crianças de zero a três anos.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo  

Em encontro com empresários e representantes de fundações, ocorrido nesta terça-feira (10/3), a Prefeitura de São Paulo apresentou uma proposta de parceria destinada a diminuir o déficit de vagas em creche na cidade.

A ideia da proposta, que recebeu o nome de Projeto Meu Lugar, é sensibilizar dirigentes de empresas e fundações para que construam novas creches e disponibilizem esses equipamentos para a Prefeitura, por meio de doação ou regime comodato. Os custos com a manutenção e custeio dessas novas creches ficariam a cargo do poder público.

De acordo com o prefeito Fernando Haddad, a primeira companhia a oferecer esse tipo de parceria à Prefeitura foi o Carrefour. A empresa utilizará áreas de estacionamentos de seus supermercados para construir 20 creches, que serão cedidas à administração municipal em regime de comodato.

Haddad explicou as razões que levaram a Prefeitura a mobilizar esse pacto pela infância. “Se queremos corrigir as desigualdade na cidade, temos que começar para a primeira infância”, pontuou.

O secretário municipal de Educação, Gabriel Chalita, explicou que as eventuais creches que vierem a ser instaladas pelos empresários não reduzirão o empenho da gestão em construir as 243 creches prometidas no Plano de Metas até 2016 (meta 17).

Dados apresentados pela Secretaria informam que a atual gestão entregou 31 creches, enquanto 99.395 crianças de zero a três anos aguardam vagas.

Chalita informou que as empresas e fundações interessadas em participar da parceria deverão procurar a administração municipal.

 

Compartilhe este artigo