Lançamento da publicação Acesso à Justiça no Brasil: Índice de Fragilidade dos Municípios

Na próxima segunda-feira (29/5), às 9h30, será lançada, na Secretaria de Justiça de São Paulo, a publicação sobre a pesquisa nacional "Acesso à Justiça no Brasil: Índice de Fragilidade dos Municípios".

Resultado de uma parceria entre a Open Society Foundations, o Programa Cidades Sustentáveis e a Rede Nossa São Paulo, o trabalho conta com a coordenação da professora Maria Tereza Sadek, atual diretora de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De forma inédita, os resultados sistematizam os dados e propõem um índice para medir a fragilidade de acesso à Justiça em cada município do país. Com isso, temos um panorama de como a população acessa instituições e serviços considerados fundamentos para garantia de direitos, bem como essas instituições e serviços públicos trabalham com iniciativas que devem tornar a proteção de direitos mais efetiva.

De acordo com os gestores da pesquisa, um dos objetivos desse trabalho é contribuir para a reflexão sobre quais seriam as dificuldades para universalizar o acesso à Justiça, ou seja, como cada cidadão, em territórios municipais, lida com os desafios de um sistema de direitos dividido entre muitas instituições públicas, o que passou a ser um desafio de entendimento e construção de uma sociedade mais igualitária, republicana e democrática.

A publicação impressa será distribuída no evento, que contará com a presença da pesquisadora responsável, Patricia Bezerra, da Secretaria de Direitos Humanos e de Pedro Abramovay, da Open Society Foundations.

Para fazer sua inscrição, acesse o link: https://goo.gl/forms/IBIfXhlVksLi9V3l1

Lançamento da publicação: "Acesso à Justiça no Brasil: Índice de Fragilidade dos Municípios"
Data: próxima segunda-feira, dia 29 de maio de 2017
Horário: das 9h30 às 12h00
Local: Secretaria de Justiça, Auditório Espaço da Cidadania "André Franco Montoro"
Endereço: Pátio do Colégio, 184 – térreo – Centro – São Paulo/SP
Realização: Open Society Foundations, Programa Cidades Sustentáveis, Secretaria Municipal de Diretos Humanos e Cidadania de São Paulo e Rede Nossa São Paulo
 

 

Compartilhe este artigo