Campanha visa sensibilizar prefeito eleito para manter CGM com status de secretaria

Mobilização da ONG Minha Sampa, para que internautas enviem e-mail a João Doria, tem o apoio da Rede Nossa São Paulo

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo 

Organizações da sociedade civil que atuam para ampliar a transparência do poder público e no combate à corrupção não concordam com a ideia divulgada pelo prefeito eleito de São Paulo, João Doria, de retirar o status de secretaria da Controladoria Geral do Município (CGM) e subordiná-la à pasta de Negócios Jurídicos da Prefeitura. 

Para evitar que isso ocorra, a ONG Minha Sampa está iniciando uma campanha para sensibilizar o prefeito eleito a rever sua posição e manter a CGM como uma das secretarias municipais. 

A mobilização via Internet disponibiliza uma ferramenta para que os internautas enviem e-mail a João Doria, solicitando a ele que “não enfraqueça o combate à corrupção” na cidade.

A campanha em defesa da CGM tem o apoio da Rede Nossa São Paulo  –  uma das organizações que integra a Rede pela Transparência e Participação Social (Retps). 

Na semana passada, a Retps – organização formada por 16 entidades da sociedade civil – entregou uma carta à equipe de transição do futuro governo municipal com o mesmo objetivo.

Entre os argumentos da ONG Minha Sampa é que a retirada do status de secretaria irá diminuir a independência e autoridade da Controladoria.  

“A Controladoria Geral do Município (CGM) atua para prevenir e combater a corrupção na gestão municipal da cidade de São Paulo. Desde sua criação em 2013, recuperou mais de R$ 300 milhões desviados ilegalmente dos cofres municipais e economizou R$ 58 milhões através de auditorias feitas em contratos licitatórios da prefeitura. Isso, graças à autonomia e agilidade que o órgão possui por ser uma das secretarias do município”, explica o texto da campanha. 

“O combate à corrupção precisa ser um dos focos da nova gestão. E, para tanto, é necessário que a CGM ganhe mais notoriedade e não menos. Se milhares de pessoas enviarem nos próximos dias um e-mail diretamente ao Doria ele poderá voltar atrás antes mesmo de sua posse em janeiro. Preencha o formulário se você é contra o enfraquecimento da CGM e a favor de um governo mai transparente e responsável com o gasto público!” complementa o documento. 

Na avaliação dos promotores da iniciativa, manter uma Controladoria forte é essencial “neste momento em que a população pede cada vez mais apuração e investigação”. 

Clique e participe da campanha, enviando um e-mail para o prefeito eleito, João Doria. Veja como é fácil!
 

Compartilhe este artigo