Rede Social de Cidades reúne movimentos da sociedade civil em Ilhabela (SP)

A Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis (Rede Social de Cidades) reúne movimentos sociais, redes locais e iniciativas cidadãs que objetivam a transformação social por meio da incidência nas políticas públicas das cidades onde estão localizadas. 

A missão da Rede Social de Cidades é articular, de forma corresponsável, os esforços dos movimentos, redes e iniciativas locais para a construção de cidades e territórios justos e sustentáveis, tendo como valor essencial a democracia participativa. Seus integrantes atuam em busca de cidades justas, democráticas e sustentáveis e a Rede Social de Cidades se caracteriza por ser um espaço de troca de informações, realização de estratégias, campanhas e ações conjuntas, a fim de estimular a inserção política e social de cada um deles, pautar e impulsionar temas nacionais e regionais e fortalecer as iniciativas que a integram.

O encontro está sendo organizado pelo Instituto Ilhabela Sustentável, que apoia o Movimento Nossa Ilha Mais Bela.
Já estão confirmadas as presenças de representantes de movimentos de diversas localidades do Brasil, dentre elas Belo Horizonte, Betim, Brasília, Recife, Curitiba, Piracicaba, Itapetininga e Mogi das Cruzes (SP), Rio de Janeiro, Recife, Belém, Florianópolis, São Luís e São Paulo, Fortaleza, Uruçuca e Camaçari (BA), Niterói (RJ), entre outras.

A abertura do evento acontece nesta sexta-feira (28/11), no Auditório do  Ilha Flat Hotel, e contará com as apresentações de Georges Henry Grego, presidente do Instituto Ilhabela Sustentável, e de Oded Grajew – Coordenador Geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis.

Em seguida, o jornalista André Palhano fará uma palestra de inspiração aos trabalhos, com o tema  “Os políticos e as ações de sustentabilidade: sinceridade de propósitos ou instrumento de poder?”, abrindo o espaço para as análises, debates e trocas de experiências sobre os diversos temas que compõem a agenda do evento.

O período da tarde contará ainda com participações de convidados, entre eles: Daniela Castro (Diretora Executiva da Atletas pelo Brasil), que apresentará o Programa Cidades do Esporte; Miguel Lago (Diretor Presidente do Meu Rio), que apresentará a Rede Minhas Cidades; e Luciano Santos (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE), que abordará o tema da Reforma Política.

No sábado (dia 29 /11), o palestrante convidado é Daniel Cara, coordenador geral da campanha nacional pelo Direito à Educação, que falará sobre “A eficácia do trabalho em rede”. Na sequência será apresentado o balanço do Programa Cidades Sustentáveis e as ações previstas para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Plano de Metas, que institui a obrigatoriedade de elaboração e cumprimento do plano de metas pelo Poder Executivo municipal, estadual, distrital e federal, até 120 dias após a posse, de acordo com as propostas defendidas na campanha e registradas na Justiça Eleitoral, contendo diretrizes, objetivos, prioridades, ações estratégicas, indicadores e metas para cada um dos setores da administração pública.

O período da tarde do dia 29/11 será dedicado ao alinhamento e planejamento das ações prioritárias e estratégicas para o fortalecimento da Rede para 2015. No dia 30, encerrando as atividades, a Secretaria Colegiada da Rede se reúne para providenciar os encaminhamentos necessários e executar o relatório do encontro. Fazem parte deste grupo os movimentos de São Paulo, Betim, Belo Horizonte, Ilheus, Recife, São Luiz, Belém, Ilhabela e Brasília.

Os representantes dos movimentos que integram a Rede Social de Cidades foram convidados para participarem  no dia que antecede ao Encontro da Rede Social de Cidades (27/11) do 8º Evento Anual do Instituto Ilhabela Sustentável. A reunião é aberta ao público e apresenta os projetos e ações da entidade, os Indicadores de Qualidade de Vida e Gestão Pública do município e a Pesquisa IBOPE de Percepção Cidadã, convocando os cidadãos a acompanhar e debater dados relevantes para o futuro da cidade. 

Neutralização de carbono

Para neutralizar as emissões de carbono geradas pelo evento, os membros do Instituto Ilhabela Sustentável fizeram o plantio de 50 mudas de árvores nativas, fornecidas pelo viveiro Viva Floresta. De acordo com o Termo de Compromisso assinado pelos voluntários, as plantas serão acompanhadas durante dois anos, período necessário para que se desenvolvam e possam assumir o  importante papel de sequestrar o carbono da atmosfera.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

Compartilhe este artigo