Repórter do Futuro lança Cadernos de Jornalismo na Câmara

DA REDAÇÃO – CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

A Escola do Parlamento, em parceria com a Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes, lançou nesta quinta-feira (30) o livro “Cadernos de Jornalismo”, material que reúne o material produzido pelos alunos das quatro últimas edições do Projeto Repórter do Futuro.

O jornalista Sérgio Gomes, diretor da Oboré e coordenador do curso Repórter do Futuro, explicou o objetivo da publicação e destacou que o projeto quebra barreiras, inclusive, políticas, em nome da boa formação de profissionais da comunicação.

“Esse caderno é muito especial, porque ele dá conta dos quatro últimos módulos que se desenvolveram em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara. Essa é uma experiência muito bem sucedida que atravessou três legislaturas, mostrando que já não é uma experiência, nem uma coisa ligeira, vinculada a essa ou aquela corrente política, mas que se trata realmente de uma iniciativa que veio pra ficar”, afirmou.

“Hoje a gente oferece a todos os cidadãos da cidade o resultado desses três anos da parceria da Escola do Parlamento com a Oboré. Esse caderno de jornalismo que está sendo lançado hoje é a consolidação de um trabalho bacana que vem sendo realizado”, afirmou Christy Ganzert Patto, diretor-presidente da Escola do Parlamento.

O jornalista Audálio Dantas destacou durante o evento a possibilidades que esse curso abre para que os novos comunicadores saiam da rotina convencional e comecem a pensar em situações diferenciadas. “Temos vários exemplos de novos jornalistas que têm participado de projetos, por exemplo, na Amazônia, ou mesmo aqui em São Paulo, descobrindo essa cidade que é um mundo. Isso aí tudo demonstra que esse programa leva o jornalista a trabalhar através da prática”, pontuou.

“O Repórter do Futuro é muito mais do que apenas uma parceria com a Câmara, é uma fórmula de produzir de maneira vigorosa, os futuros profissionais da comunicação. Acho que entender os ensinamentos do Repórter do Futuro, entender o que significa este aprendizado, teoria e prática, caminhando lado a lado, nos dão a dimensão do que é a formação do profissional que vai contar pra sociedade o que acontece na cidade”, ressaltou o vereador José Police Neto (PSD).

Presentes ao evento, dois estudantes do curso agradeceram a oportunidade e destacaram a experiência que tiveram durante o curso. “Foi uma experiência muito enriquecedora, porque eu nunca tive contato com pessoas que atuam no âmbito de direitos humanos, segurança, então foi muito enriquecedor para mim”, disse Jennifer Mendonça, que participou em 2015.

“É muito importante para quem está se formando. O mais importante para mim foi aprender o dia a dia da profissão”, destacou Ronaldo Lages, estudante da edição de 2013.

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.
 

Compartilhe este artigo