5ª Mostra Ecofalante chega às salas de cinema e se consolida como o maior festival de cinema ambiental do Brasil

De março a maio deste ano, 14 mil pessoas já assistiram aos filmes e participaram de debates em universidades, colégios, Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) e Fábricas de Cultura. Agora a Mostra chega às salas de cinema

Filmes recentes de diversas partes do mundo abordando questões socioambientais voltam a ocupar as salas de cinema da capital paulista no mês de abril. A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental traz mais de 100 filmes, com destaque para produções contemporâneas e inéditas no Brasil. São produções do Canadá, Alemanha, Turquia, EUA, China, França, Grécia, Itália, Israel, Índia, Reino Unido, Noruega, Bélgica, Luxemburgo, África do Sul, Quirguistão, dentre outros países. 

O filme “O Céu e a Geleira”, mais nova produção do francês Luc Jacquet (diretor do aclamado “A Marcha dos Pinguins”), é um dos destaques da Mostra. Atração de encerramento do Festival de Cannes em 2015, o filme aborda a atuação do glaciologista francês Claude Lorius, cuja pesquisa com o gelo da Antártica ajudou a provar que o aquecimento global vem sendo provocado pela ação humana. Destaca-se também o filme Isso Muda Tudo, uma coprodução Estados Unidos/Grã-Bretanha baseada no livro da jornalista, escritora e ativista canadense Naomi Klein que tem como produtor executivo o mexicano Alfonso Cuarón (de Gravidade). Filmado ao longo de quatro anos em nove países e cinco continentes, o filme é uma tentativa épica para re-imaginar o grande desafio das alterações climáticas e tem direção de Avi Lewis, marido de Klein. 

Clássicos do cinema francês, com assinaturas de Louis Malle, Robert Bresson, Jean Epstein, Jean Painvelé, Jacques Tati, Jean Rouch e Yves-Jacques Cousteau, compõem o Panorama Histórico deste ano, inteiramente dedicado a produções francesas. O Salário do Medo (1953), de Henri-Georges Clouzot, e Rien Que Les Heures (1926), de Alberto Cavalcanti, são alguns dos filmes programados.

A Competição Latino-Americana esse ano exibe 22 produções de 12 países da região, compondo um rico panorama de como diferentes nacionalidades sofrem com questões muitas vezes semelhantes, e como se organizam e reagem a transformações causadas pela exploração predatória de recursos naturais e seus danos socioambientais.

O homenageado do ano é o ambientalista brasileiro Paulo Nogueira Neto, considerado uma espécie de patrono do ambientalismo brasileiro.

Completam a programação o Circuito Universitário, a Mostra Escola e a competição Curta Ecofalante.

Os filmes são exibidos em salas do circuito de cinema de São Paulo: Caixa Belas Artes, Reserva Cultural, Cinemateca Brasileira, Centro Cultural São Paulo e Cine Olido. A programação é gratuita e se completa com uma série de debates com a participação de especialistas, diretores e convidados. 

A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental promove sessões também na Biblioteca Mário de Andrade, em Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Prefeitura de São Paulo, unidades das Fábricas de Cultura, faculdades, colégios e em Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), levando a programação para um público novo, localizado em diferentes regiões da cidade de São Paulo.

“O público da Mostra vem crescendo em quantidade e diversidade. Já atingimos desde março mais de 14 mil pessoas. Somos a maior mostra de cinema ambiental do Brasil em público, e esse ano vamos exibir mais de 100 filmes. As sessões cobrem uma área de 550 km² em São Paulo e na Região Metropolitana, incluindo dezenas de locais, numa abrangência geográfica mais ampla que nos anos anteriores. Levar cinema de qualidade e promover a reflexão e o debate sobre questões socioambientais para todo esse público é a vocação da Mostra. E esse crescimento demonstra que estamos no caminho certo, que há uma demanda por essas questões”, define Chico Guariba, diretor da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

A 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante e do Programa de Apoio à Cultura (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da White Martins e apoio da Goodyear, Itaipu Binacional e Reciclo Pepsico. A correalização é da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo e Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. 

A Mostra tem apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Embaixada da França no Brasil, Institut Français, La Cinémathéque Française, Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo Turismo (SPTuris), Observatório do Clima, SOS Mata Atlântica, Greenpeace, Instituto Socioambiental (ISA), Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Instituto Akatu, Instituto de Energia e Ambiente (IEE)/USP, Governos Locais Pela Sustentabilidade (ICLEI), Matilha Cultural, Fábricas de Cultura (Poiesis e Catavento), Rede Nossa São Paulo, Instituto Envolverde, Videocamp, Catraca Livre, Conexão Planeta e Horizonte Educação e Comunicação.

Acompanhe os canais da Mostra:

– Site: http://www.ecofalante.org.br/mostra/

– Blog: https://mostraecofalante.wordpress.com

– Facebook: facebook.com/mostraecofalante/

– Twitter: @MostraEco

– Youtube: bit.ly/MostraEcoYT  

Compartilhe este artigo