Nossa São Paulo participa de congresso internacional sobre sustentabilidade urbana

Maurício Piragino, o Xixo, representou a Rede no evento promovido pelo ICLEI (International Council for Local Environmental Initiatives) na cidade de Seul

Representando a Rede Nossa São Paulo, Maurício Piragino, o Xixo, participou recentemente do Congresso Internacional do ICLEI (International Council for Local Environmental Initiatives) – entidade criada há 25 anos e que reúne mais de mil cidades de todo o mundo.

No evento ocorrido em Seul, capital da Coréia do Sul, ele presenciou diversas mesas de debates sobre o desenvolvimento de cidades internacionais, como Tóquio (Japão), Joanesburgo (África do Sul), Minnesota (EUA) e Toronto (Canadá). E, por sua vez, apresentou o trabalho da Rede Nossa São Paulo e, principalmente, do Programa Cidades Sustentáveis visando uma metrópole mais justa e sustentável.  

Confira abaixo o relato de Xixo*, que é diretor da Escola de Governo e integrante do Grupo de Trabalho (GT) Democracia Participativa da Rede Nossa São Paulo, sobre o congresso internacional em Seul: 

“Tive a honra de representar a Rede Nossa São Paulo em um congresso internacional do ICLEI, que aconteceu em Seul – Coréia do Sul –, entre os dias 7 e 12 de abril. 

A urbanização, o desenvolvimento das cidades e a expectativa de que 70% da população mundial viva em cidades no ano de 2050 passam necessariamente pelo planejamento estratégico. Essa visão e a certeza de que a ação local se relaciona diretamente com as ações globais foram focos do congresso.

O evento possibilitou compartilhar experiências muito ricas, que acontecem nos cinco continentes ao redor do mundo, e nos deu a convicção que estamos numa mesma aldeia, a aldeia global. 

Tivemos a oportunidade assistir a diversas mesas do congresso, além de participar de um evento paralelo organizado pela UNEP – United Nations Enviroment Programme (Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas), no qual apresentamos algumas questões da cidade de São Paulo.

Neste evento da UNEP, também relatamos como a sociedade civil paulistana atua para termos uma cidade mais justa e sustentável, por meio do trabalho da Rede Nossa São Paulo e, principalmente, do Programa Cidades Sustentáveis.

Em uma das mesas temáticas, pudemos compartilhar informações sobre a situação de três cidades: Tóquio (Japão), apresentação de Yuuko Nishida; Joanesburgo (África do Sul), relatada por Yondela Silimela; e São Paulo (Brasil), apresentada por mim. 

Durante o evento, exibimos em 'avant-premiére' o documentário sobre o trabalho da Rede Nossa São Paulo e que será lançado em maio, no aniversário de oito anos da organização.

A mesa foi mediada por Stefanos Fotiou, da UNEP, e contou com a participação do secretário-geral do ICLEI, Gino Van Begin.  

Antes das apresentações das três cidades, a professora Anu Ramaswami, da Universidade de Minnesota (Estados Unidos), Helen Ng, de Toronto (Canadá), e Sharon Gil, de Paris (França), apresentaram questões pertinentes ao desenvolvimento dos municípios.

Cerca de 40 pessoas, de 25 países, participaram deste debate. No espaço havia representantes da Índia, Senegal, China, Hong Kong, Dinamarca, Alemanha, Uruguai, Estados Unidos, França e Coréia do Sul, entre outros.

Em outra mesa temática, realizada no Dongdaemun Plaza (DDP) – prédio com arquitetura exótica e de grande beleza, onde ocorreu a maioria das atividades do congresso –, o tema foi "Resiliência nas Cidades". Nesta ocasião, apresentamos aos participantes um pouco da realidade de São Paulo, principalmente sobre a questão das áreas de mananciais e a disputa entre preservação versus habitação.

A mesa contou com o pesquisador David Dorman – a quem fazemos especial agradecimento pela acolhida em todas estas atividades –, que fez uma apresentação sobre a resiliência nas cidades, com o auxílio da pesquisadora Loan Diep.

Sobre o ICLEI

O ICLEI (International Council for Local Environmental Initiatives – Local Governments for Sustainability) é uma entidade criada há 25 anos e que, a cada três anos, reúne mais de mil cidades e prefeitos de todo o mundo em um congresso internacional. A edição anterior, em 2012, aconteceu aqui no Brasil, em Belo Horizonte.

No primeiro dia do congresso deste ano, o prefeito da região metropolitana de Seul, Park Won-soon, se tornou o novo presidente do ICLEI. Ele assumiu a cadeira de David Cadman, de Vancouver (Canadá), que foi o presidente da organização nos últimos nove anos. 

A missão do ICLEI é promover a sustentabilidade global, através de ações locais. A organização possui mil membros em 86 países, nos quais vivem mais de 700 milhões de pessoas e 20% da população urbana mundial. A sede regional do ICLEI na América do Sul e América Central fica em São Paulo e tem como responsável Jussara de Carvalho. 

Sobre Seul 

A metrópole de Seul tem 10 milhões de habitantes e, apesar do escasso tempo livre que tive, pude observar que na Coréia tem mais cristão do que em outros países do oriente. A população é bastante jovem, muito gentil e tecnológica.

Inaugurado em 1974, o Metrô de Seul tem 331 quilômetros, distribuídos em 19 linhas. Para efeito de comparação, o Metrô de São Paulo foi iniciado na mesma época e possui hoje cerca de 75 quilômetros, em seis linhas.

A cidade coreana resolveu o problema da poluição de seus rios, onde hoje é possível observar águas límpidas e peixes. Os córregos foram reabertos e se tornaram áreas de lazer, no meio da cidade.

Seul é uma cidade de serviços, com grandes áreas comerciais. Tem uma usina de reciclagem, onde se reaproveitam os resíduos eletrônicos (computadores, máquinas fotográficas, panelas elétricas e etc.).

O grande contingente de pessoas que dormem nas estações de metrô chama a atenção. A cidade combina bem o passado (templos e palácios antigos) e o presente (edifícios futuristas).”

* Maurício Piragino, o Xixo, é diretor da Escola de Governo (www.escoladegoverno.org.br), conselheiro da Cidade de São Paulo, membro do colegiado e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Democracia Participativa da Rede Nossa São Paulo e integrante do Conselho de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Compartilhe este artigo