Petição pelo saneamento universal, por praias limpas e pelo fim dos rios mortos

A Fundação SOS Mata Atlântica soma esforços com a Campanha da Fraternidade 2016 e com o movimento Água Limpa é a Onda em apoio à petição Saneamento para todo já!

Assine agora a petição online: http://bit.ly/saneamentoja       

Na legislação brasileira, os rios mortos são aqueles enquadrados na classe 4 (Resolução Conama 357 e correlatas), que são rios destinados a diluir efluentes (esgotos) com baixa eficiência de tratamento e, na grande maioria, sem tratamento. 

Para estes corpos d’água, a legislação não prevê sequer limites para poluentes, fazendo com que muitos rios e córregos de milhares de cidades do país fiquem completamente indisponíveis para usos múltiplos, como produção de alimentos, lazer e consumo humano. 
É um desperdício perverso, que agrava a indisponibilidade de água nos centros urbanos. 

“Muitas vezes as águas poluídas atingem o litoral, piorando a poluição do mar e tornando as praias impróprias para banho. Tudo isso afeta a saúde e a qualidade de vida de cada um de nós”, explica Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica. 

A mobilização pelo saneamento se integra também à ação Água Limpa é a Onda (www.agualimpaeaonda.com.br), em apoio a associações de moradores e surfistas do Rio de Janeiro. A iniciativa pede obras urgentes de saneamento para a despoluição das praias e está realizando eventos para debate e coleta de assinaturas em torno da causa. 

O litoral brasileiro possui baixo índice de coleta e tratamento de esgoto e a intenção é levar essa ação para outras cidades litorâneas do país com problemas semelhantes aos do Rio de Janeiro, onde a falta de saneamento básico gera poluição marinha e uma série de problemas ambientais e de saúde pública. 

Em 2016, a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), realizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), tem como tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”. O objetivo é chamar atenção para a questão do direito ao saneamento básico para todas as pessoas, buscando fortalecer o empenho por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro do planeta Terra. A Campanha apresenta a Declaração Ecumênica sobre o Saneamento Básico como Direito Humano Fundamental, que traz uma série de princípios a serem observados neste tema.

COMO PARTICIPAR 

Assinando a petição online. A petição está disponível para assinaturas no link: http://bit.ly/saneamentoja 

Organizações devem encaminhar mensagens à Fundação SOS Mata Atlântica sobre a adesão, para serem incluídas na lista de parceiros. 

Para isso basta escrever para malu@rededasaguas.org.br.  

Compartilhe este artigo