A Mulher no Setor Público é tema de debate no TCM

Com o apoio da Presidência, a Astcom promoveu, no dia 8 de março, um painel de debates sobre “A Mulher no Setor Público”, transmitido ao vivo para todo o Brasil pelo site da Pública – Central do Servidor.

Participaram do evento, a vice-presidente do Sindicato dos Servidores da CMSP e do TCMSP, karen Freire; a vice-presidente da Associação das Escolas do Legislativo, Katherine Silva; a diretora de educação continuada do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do TCU, Giovana Dal Bianco; a integrante da Rede Nossa São Paulo, Nina Orlow; a presidente da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados, Fátima Mosqueira, e a diretora parlamentar da  Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos Órgãos Públicos Federais de Fiscalização, Investigação, Regulação e Controle, Magda Helena Chaves.

Na abertura do painel de debates, o presidente do TCM, Roberto Braguim, falou sobre a participação das mulheres na luta centenária por uma sociedade mais justa e igualitária. “Os avanços são evidentes, mas ainda há muito por fazer em prol da construção de uma realidade sem distinção de gêneros”. Referindo-se ao tema do debate, Braguim destacou “que as mulheres devem estar representadas em todos os cargos públicos do País, além da participação e da representação nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.”

Na sequência, a vice-presidente do Sindilex, Karen Freire, apresentou dados de uma pesquisa realizada pela empresa Ernst Young mostrando que as mulheres representam 48% da força de trabalho global no setor público, mas ocupam somente 20% dos cargos de liderança.

As painelistas abordaram temas relativos ao papel das mulheres no mercado de trabalho e na sociedade. A ampliação da participação feminina na política e nos cargos de comando foi apontada com uma necessidade urgente do mundo contemporâneo.

Confira aqui o vídeo do evento.

Matéria publicada originalmente no portal do Tribunal de Contas do Município (TCM-SP).

 

Compartilhe este artigo