Câmara no Seu Bairro em Santo Amaro: população pede recapeamento de vias e mais UBSs

DA REDAÇÃO – Câmara Municipal de São Paulo

Os moradores de Campo Belo, Campo Grande e Santo Amaro apresentaram neste sábado (12/9) aos vereadores as principais demandas desses distritos. De acordo com os participantes da sessão pública do Câmara no Seu Bairro, essa região precisa de mais investimentos para recapear as ruas e construir UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

“Várias vias precisam ser recapeadas para melhorar a mobilidade em Santo Amaro”, declarou o conselheiro participativo de Campo Grande, José Paulo dos Santos. O morador do Jardim Marajoara Rodolfo Santos concordou. “As vias na nossa região estão esburacadas e isso é um transtorno para a população porque pode causar acidentes”, acrescentou.

A falta de Unidades Básicas de Saúde na zona sul foi outro problema apresentado pelos cidadãos. Para a coordenadora do Conselho Participativo de Santo Amaro, Olivia Costa, a saúde precisa ser prioridade para os gestores. “Precisamos de mais UBSs aqui na nossa região porque a população tem dificuldade para conseguir ser atendida”, explicou.

Durante o Câmara do Seu Bairro, os moradores de Santo Amaro estavam recolhendo assinaturas para a criação de um hospital veterinário na região. O conselheiro participativo da Chácara Santo Antônio Adilson Araújo reforçou o pedido quando subiu à tribuna popular. “A maioria da população apoia a implantação de um hospital veterinário porque nem todos têm dinheiro para pagar um veterinário particular e oferecer um cuidado para seus animais”, declarou.

A abertura de mais creches na região para suprir a falta de vagas – mais de 100 mil crianças estão na fila de espera para conseguir se matricular – em Santo Amaro foi outra reivindicação apresentada pelos cidadãos. “O CDC (Clube da Comunidade) de Jurubatuba está subutilizado e os vereadores poderiam nos ajudar para que a prefeitura faça uma creche nesse local”, sugeriu o conselheiro participativo Santos.

O subprefeito de Santo Amaro, Valderci Malagosini, explicou os projetos que estão sendo realizados para solucionar os problemas apresentados pela população. “O adensamento trouxe grandes obras para a nossa região e isso fez com que muitos caminhões transitassem pela zona sul, o que causou algumas falhas nas ruas. No entanto, a subprefeitura está realizando a pavimentação. Estamos conversando com a Secretaria Municipal de Saúde para que mais Santo Amaro tenha mais uma UBS”, afirmou.

O vereador Ricardo Nunes (PMDB) concordou com as solicitações feitas pelos participantes e defendeu que a Câmara promova ações para solucionar esses problemas. “Santo Amaro já foi um município e ele é muito antigo, por isso, temos os problemas com o recapeamento das vias. A drenagem do solo é outra situação em que devemos trabalhar para evitar que nos períodos de chuvas tenhamos enchentes. A zona sul precisa de mais UBSs e faremos um esforço para que a região tenha mais equipamentos”, reforçou.

O vereador Quito Formiga (PR) elogiou o debate e a participação da sociedade. “O Câmara no Seu Bairro é importante para que os cidadãos nos ajudem a resolver os problemas de cada região e entender o que é necessário para cada local”, declarou.   “Considero um exemplo de cidadania ver as pessoas participando do debate para discutir melhorias para a região”, acrescentou o vereador Jonas Camisa Nova (DEM).

O presidente da Casa, vereador Donato (PT), explicou que as reivindicações apresentadas pela população no Câmara no Seu Bairro terão um orçamento específico para sejam resolvidas. “O legislativo tem um orçamento de R$550 milhões e trabalhamos muito para economizar R$50 milhões para que esses recursos fossem devolvidos para a prefeitura com o compromisso de que eles seriam repassados às subprefeituras para cuidar especificamente dos problemas que os cidadãos nos trouxeram durante as sessões públicas”, disse.

Os vereadores Jair Tatto (PT), Salomão Pereira (PSDB), Aurélio Nomura (PSDB), Ari Friendebach (PROS), Mario Covas Neto (PSDB), Andrea Matarazzo (PSDB), Conte Lopes (PTB) e Marquito (PTB) também participaram da sessão pública.

Confira aqui as próximas sessões do programa Câmara no Seu Bairro

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.
 

 

Compartilhe este artigo