Seminário debaterá a arborização na cidade de São Paulo nesta quinta-feira

O secretário do Verde e Meio Ambiente, Wanderley Meira do Nascimento, confirmou presença no debate. Confirme também a sua presença e participe!

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

Nesta quinta-feira (16/4), será realizado o seminário Arborização Urbana no Município de São Paulo, promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) Meio Ambiente da Rede Nossa São Paulo. O evento pretende reunir instituições públicas responsáveis pelo manejo das árvores, especialistas no tema e organizações da sociedade civil. A ideia é construir uma agenda comum de ações para melhorar a gestão da arborização na cidade.

Para os promotores do seminário, a arborização urbana não envolve apenas o plantio das árvores, mas também seu monitoramento fitossanitário, poda adequada e substituição das espécies doentes ou velhas.

Os dados apontam que a gestão das árvores no município precisa ser aprimorada: entre novembro de 2014 a janeiro de 2015, cerca de 1.750 árvores caíram na cidade. O número representa o maior índice já registrado em São Paulo, revelando que o manejo adequado dessa população arbórea é um grande desafio para os gestores municipais.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Wanderley Meira do Nascimento, e o secretário adjunto da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, Miguel Reis Afonso, confirmaram presença no debate. Antonio Storel, coordenador de Resíduos Orgânicos e Membro do Grupo de Arborização Urbana, representará a Secretaria Municipal de Serviços.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras respondeu o convite, informando que a pasta será representada por Delson Lapa, superintendente de Meio Ambiente da SIURB/SPObras. Da AES Eletropaulo, participará William Fernandes, diretor de Operação e Manutenção.

Entre os especialistas da sociedade civil, está confirmada a presença do  engenheiro agrônomo e arborista Joaquim Teotônio Cavalcanti Neto, que é diretor da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – Sudeste, além de Julia Cavalcante, gestora ambiental do Instituto Saúde e Sustentabilidade.

A mediação da mesa será feita por Maurício Broinizi Pereira, coordenador da Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo.

Serviço:
Seminário Arborização Urbana no Município de São Paulo
Data: nesta quinta-feira, dia 16 de abril de 2015
Horário: das 9h30 às 12h30
Local: Anfiteatro da UNINOVE Vergueiro

Endereço: Rua Vergueiro, 235/249 – Liberdade

Compartilhe este artigo