Cidade terá operações conjuntas com Estado para proteção dos mananciais

Vice-prefeita e coordenadora do Comitê Integrado de Subprefeituras, Nádia Campeão, participou da 8ª reunião do governo local da região de Jaçanã/Tremembé

Por Secretaria Executiva de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Governo do Estado, fará nos próximos 90 dias entre 10 a 15 operações conjuntas em toda a cidade para a proteção do meio ambiente, em especial, do mananciais contra ocupações irregulares. A medida foi anunciada nesta terça-feira (10) pela vice-prefeita e coordenadora do Comitê Integrado das Subprefeituras, Nádia Campeão, que participou da 8ª reunião do governo local de Jaçanã/Tremembé, na zona norte, onde fica a Serra da Cantareira.

De acordo com a vice-prefeita, o trabalho acontecerá após o convênio entre o município e Estado ter sido renovado nesta última semana, pelos próximos três meses. Em conjunto com órgãos como a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e a Polícia Militar Ambiental, agentes da Prefeitura atuarão em medidas pontuais para controle e recuperação de matas, córregos e nascentes. Entre as principais ações estão o mapeamento, remoção e congelamento de áreas ambientais ocupadas irregularmente.

Além disso, durante esses 90 dias, os termos do convênio firmado em 2007 serão revistos para ampliar sua efetividade. “A ideia é fazer essas ações e não parar mais. A retomada desta parceria já está sendo boa”, disse a vice-prefeita.

Durante a reunião do governo local, Nádia ouviu demandas das equipes da Subprefeitura, Educação, Saúde, Transporte, Segurança Urbana e Assistência Social para melhoria da execução das políticas públicas e também, conheceu obras em andamento na região. Desde o início da atual gestão, por exemplo, a Guarda Civil Metropolitana teve seu efetivo ampliado em 17 homens e seis novas creches com 1.254 vagas foram entregues a população. A região ganhará ainda um novo Centro Educacional Unificado (CEU), no Jardim Joamar e gargalos viários como a entrada do Jardim Hebron estão recebendo intervenções.

“Acho que a reunião foi muito boa, porque nem sempre é produtiva o encontro em que tudo está bem e já se tem soluções. Essas visitas são importantes para levantar o que devemos corrigir e para desenhar o caminho que temos que seguir”, afirmou Nádia.

A vice-prefeita ainda afirmou que na próxima semana será iniciado o programa “Prefeitura no Bairro”, que levará uma força tarefa para subdistritos ou bairros menores da cidade, mais afastados, ofertando ações integradas com serviços públicos, além de promover agendas do prefeito e secretários na região para integração com os moradores. A primeira região será a Capela do Socorro, na zona sul.

“Vamos rodiziar nas regiões mais afastadas até mesmo das sedes das subprefeituras uma série de serviços integrados, com um grande encontro com a sociedade por 15 dias. Temos seis regiões já previstas, mas vamos seguir”, afirmou.

Matéria publicada no portal da Prefeitura de São Paulo.

 

Compartilhe este artigo