Programa-se para a 4ª Mostra Ecofalante

A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema, programada para 19 a 29 de março na cidade de São Paulo, exibirá filmes de 23 nacionalidades sobre temáticas ambientais.

Por Redação

Além da mostra principal, uma versão pocket da programação será levada a por cidades do interior do estado de São Paulo no segundo semestre. Serão exibidos filmes que raramente entram em circuito de cinema no Brasil, e que já foram apresentados em grandes festivais como Berlim, Tribeca, Sundance, Cannes, Locarno, Hot Docs e CinemAmbiente.

Os filmes – classificados nas temáticas cidades, energia, biodiversidade, recursos naturais, consumo, povos e lugares – abordam questões como matriz energética e esgotamento de recursos naturais; organismos geneticamente modificados; urbanismo e a vida nas grandes cidades; extração de recursos naturais por grandes corporações e suas consequências para o meio ambiente e para comunidades; entre outras.

Como nas edições anteriores, haverá um panorama histórico (filmes que já podem ser considerados clássicos na abordagem de questões ambientais), uma homenagem a um cineasta cuja produção traz temas ambientais e uma mostra competitiva latino americana, que desde o ano passado premia as melhores produções. Na edição de 2015, o Panorama Histórico exibirá filmes sobre rios e sua influência na vida das pessoas, e a Homenagem trará filmes de Jorge Bodanzski.

As sessões são gratuitas e acontecem em salas de cinemas da cidade de São Paulo, entre eles o Belas Artes, o Reserva Cultural, o Cine Olido, a Cinemateca e o CCSP. A mostra promove também debates sobre filmes exibidos e traz realizadores para participarem das mesas. São promovidas também sessões em universidades e escolas, visando formação de público e promoção de debates e reflexão.

Desde sua primeira edição, em 2012, a mostra já atingiu 52 mil pessoas, exibindo 176 filmes em mais de 70 espaços em 17 cidades. Foram promovidos 70 debates.

A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante e é possível graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Pepsico e da White Martins, apoio da Eaton e Instituto Votorantim e apoio institucional do PNUMA, Instituto Akatu, Instituto Pólis, Rede Nossa São Paulo, Procam/USP, Le Monde Diplomatique Brasil, Envolverde, Rádio Eldorado/Estadão, Catraca Livre e Revista Piauí.

Site: www.ecofalante.org.br

Blog: mostraecofalante.wordpress.com

Página: facebook.com/mostraecofalante

Matéria publicada originalmente no blog Página 22.

Compartilhe este artigo