Pesquisa revela que paulistano gasta, em média, 2h46min por dia no trânsito

Dados divulgados pela Rede Nossa São Paulo e Ibope apontam que 87% dos pesquisados são favoráveis à construção e ampliação de ciclovias. Evento contou com a participação do prefeito e de candidatos ao governo do estado.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

A Pesquisa de Mobilidade Urbana divulgada pela Rede Nossa São Paulo e Ibope, nesta quinta-feira (18/9), revela que o paulistano gasta, em média, 2h46min no trânsito para fazer todos os seus deslocamentos diários.

De acordo com os dados da pesquisa, apresentada por Hélio Gastaldi, diretor de Negócio do IBOPE Inteligência, 87% dos entrevistados são favoráveis à construção e ampliação de ciclovias na cidade.

“A provação das faixas de ônibus continua alta”, acrescentou Gastaldi, ao informar que 90% dos pesquisados se posicionam a favor da ampliação destes espaços exclusivos para circulação dos veículos de transporte coletivo. Em 2013, o índice de apoio à medida era de 93%.

Porém, a nota atribuída ao transporte coletivo, de forma geral (ônibus, metrô e trem), é ainda baixa: 4,5. Na edição anterior da pesquisa, a nota foi 4,1. Além disso, 70% dos paulistanos consideram o trânsito da cidade como ruim ou péssimo.

“A boa notícia é que a maioria das pessoas se mostra disposta a deixar o carro na garagem, se houvesse uma boa alternativa de transporte”, argumentou o diretor de Negócio do Ibope, ao informar que 71% dos entrevistados se posicionam desta forma.

Na avaliação de Gastaldi, os resultados da pesquisa refletem um momento de transição, que a capital paulista estaria atravessando. “Temos ainda uma situação de conflito entre os modais [bicicleta, carro e ônibus], mas com uma perspectiva de melhora.”

Segundo ele, “apesar de todos os problemas, 66% dos paulistanos consideram a cidade de São Paulo um lugar bom ou ótimo para se viver”.

Clique aqui e confira a apresentação completa, com todos os resultados da pesquisa (caso haja problemas de acesso, tentar em outro navegador).

Prefeito e representante do governador participam do evento

O lançamento da oitava edição da Pesquisa de Mobilidade Urbana, atividade que integra a Semana da Mobilidade em São Paulo, contou com a presença do prefeito Fernando Haddad e do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Em sua fala, na abertura do evento, o prefeito destacou que o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade, que está sendo colocado em prática em São Paulo, representa o maior investimento da história do município. “Estamos colocando os interesses da cidade acima dos interesses partidários”, declarou ele, ao mencionar que as obras do PAC da Mobilidade estão sendo viabilizadas com recursos dos governos federal, estadual e municipal.

As declarações de Haddad tiveram a concordância do secretário estadual de Transportes Metropolitano, Jurandir Fernandes, que representou o governador Geraldo Alckmin na atividade. “É impressionante o que está acontecendo aqui, na cidade de São Paulo, nada se compara”, apontou Fernandes, referindo-se as obras e projetos em curso destinados a ampliar os transportes sobre trilhos e os corredores de ônibus.

Candidatos ao governo assumem compromissos com a sustentabilidade

“Todos os candidatos ao governo do Estado de São Paulo foram convidados para este evento”, relatou Oded Grajew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo. Ele lembrou que, nos últimos oito anos, o lançamento da pesquisa tem conseguido levar o tema mobilidade urbana para o centro dos debates.

“Nós convidamos os candidatos ao governo estadual para acompanharem a apresentação da pesquisa e, ao final, comentarem os resultados”, complementou Maurício Broinizi, coordenador executivo da Rede.

Antes de os candidatos se pronunciarem, Broinizi leu a Carta-compromisso do Programa Cidades Sustentáveis e fez uma pergunta para os concorrentes ao governo paulista sobre o problema da poluição do ar em São Paulo.

Em seguida, Sérgio Andrade, da Agenda Pública, apresentou candidatos as propostas da Agenda Brasil Sustentável.

Carlos Aranha, em nome do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo, também sugeriu aos postulantes ao Palácio Bandeirante diversas medidas sobre o tema.

As candidaturas de Alexandre Padilha, PT, Gilberto Maringoni, PV, Paulo Skaf, PMDB, e Gilberto Natalini, PV, assinaram a Carta-compromisso do Programa Cidade Sustentáveis.

O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa da Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis.

Presentes ao evento, realizado no Sesc Consolação, estavam Alexandre Padilha e Gilberto Maringoni. Paulo Skaf foi representado por Anicia Pio, técnica que atua na área ambiental no programa de governo do candidato.

Maringoni comentou o fato de a pesquisa revelar que, em relação aos anos anteriores, o abastecimento de água subiu da 18ª para a 6ª posição no ranking dos principais problemas da cidade citados pelos paulistanos. “Não é crise hídrica, é falta de água. Temos que chamar as coisas pelo que de fato elas são”, registrou.

Em relação à mobilidade urbana, ele defendeu maior papel do Estado no planejamento e na execução dos projetos. “Temos que acabar com as PPPs [Parcerias Público-Privada] no transporte público”, propôs.

Ao abordar também o item da pesquisa que mostrou o aumento da preocupação dos paulistanos com o abastecimento de água, Anicia Pio afirmou: “Veio uma seca maior e o governo estadual e a Sabesp não estavam preparados para enfrentar essa situação”.

Em sua opinião, a melhor forma de reduzir os acidentes de trânsito é investir na educação. “Se tivermos uma educação de qualidade para todas as pessoas que precisam, vamos ter efetivamente uma sociedade melhor.”

Padilha, por sua vez, declarou ter feito questão de comparecer ao evento para assinar a Carta-compromisso do Programa Cidades Sustentáveis. Ele relatou que quando foi ministro da Saúde, nos últimos três anos, já adotava o plano de metas – uma das medidas previstas na plataforma.

O candidato do PT aproveitou para reafirmar algumas das propostas de seu programa de governo na área de mobilidade urbana. “Em primeiro lugar, fazer investimento pesado em transporte coletivo, com forte ampliação do Metrô para que ele, de fato, seja um meio de transporte metropolitano.” Prometeu ainda instalar bicicletários nas estações da CPTM e implantar o Bilhete Único Metropolitano, dando 25% de desconto aos usuários.

Confira aqui o vídeo do evento.

Leia também: Rede Nossa São Paulo e Ibope lançam oitava pesquisa sobre Mobilidade Urbana

Repercussão na mídia

Haddad faz apelo contra 'ódio partidário' às ações de mobilidade criadas em São Paulo

Padilha defende que governo se antecipe aos problemas de mobilidade no interior de SP

Apesar de trânsito ruim, mais paulistanos passam a usar carro 

Haddad se diz surpreso com apoio a ciclovias apontado em pesquisa Ibope 

Pesquisa aponta que 88% são a favor da ampliação de ciclovias em SP 

Haddad se diz surpreso com apoio a ciclovias em SP 

Pesquisa: paulistano compra mais carros mas apoia ciclovia 

Ibope: 88% dos paulistanos aprovam ciclovias 

Mais da metade dos paulistanos já tem carro em casa, afirma pesquisa 

Pesquisa aponta que 88% são a favor da ampliação de ciclovias em SP 

61% dos paulistanos estão dispostos a deixar carro em casa 

Pesquisa Ibope mostra que mais paulistanos usam carro 

Faixas exclusivas para ônibus são aprovadas por 90% dos motoristas em São Paulo 

São Paulo tem ainda mais carros e motoristas

Paulistanos estão usando mais o carro e 88% da população é favorável às ciclovias 

Pesquisa aponta que maioria aprova faixas de ônibus e ciclovias

Em São Paulo, 88% são a favor de novas ciclovias 

Pesquisa Ibope mostra que maioria dos paulistanos apóia faixas exclusivas de ônibus e ciclovias 

90% dos paulistanos são favoráveis a faixas de ônibus e 88% pedem mais ciclovias

São Paulo, onde o carro é mais lento que o lento transporte público

Número de usuários de carro em São Paulo aumenta 11%

Paulistano defende metrô e ciclovia, mas usa mais carro

Apesar de trânsito ruim, mais paulistanos passam a usar carro

Em São Paulo, número de ciclistas cresce 50% em 1 ano

SP tem mais carro, mas aprova ciclovia e faixa de ônibus

Alckmin é o único a não assinar plano de metas

Padilha promete entregar Plano de Metas caso seja eleito

Aumenta o número de paulistanos que usam o carro todos os dias

Pesquisa traz números da mobilidade urbana e qualidade de vida em São Paulo

Pesquisa mostra que mais pessoas estão usando o carro em São Paulo

Alexandre Padilha participa de encontro de sustentabilidade

Ibope: 88% dos paulistanos aprovam ciclovias

Mais de 60% dos paulistanos têm carro

Cresce número de famílias com carro em São Paulo, aponta pesquisa

Paulistanos gastam quase 3 horas por dia no trânsito, diz pesquisa

Haddad faz apelo contra 'ódio partidário' às ações de mobilidade criadas em São Paulo

Padilha defende que governo se antecipe aos problemas de mobilidade no interior de SP

Padilha promete criar controladoria para ampliar combate à corrupção

SP tem mais carro, mas aprova ciclovia e faixa de ônibus

De cada 10 paulistanos, 6 têm carro na garagem

Padilha defende política de Haddad sobre ciclofaixas

Número de ciclistas em São Paulo cresce 50% em 1 ano

SP: Dono de carro tem mobilidade mais lenta que o transporte público

Confira a edição completa de "Os Pingos nos Is" desta quinta-feira

Alckmin é o único a não assinar plano de metas

Alckmin é o único a não assinar plano de metas

Padilha defende política de Haddad sobre ciclofaixas

São Paulo tem mais carro, mas aprova ciclovia e faixa de ônibus

Ibope: 88% dos paulistanos aprovam ciclovias

Paulistanos aprovam faixa exclusiva de ônibus e bicicleta

São Paulo: O número de pessoas que possuem carro aumentou 10% em um ano

Quase 90% dos paulistanos são a favor da construção de ciclovias na cidade

Paulistanos aprovam faixa exclusiva de ônibus e ciclovias, revela pesquisa

Paulistano quer ciclovia e metrô, mas usa mais carro

Quase noventa por cento dos paulistanos aprovam a instalação de ciclovias, aponta pesquisa

Datafolha: 80% aprovam ciclovias em SP; aumenta popularidade de Haddad

Prefeitura de São Paulo entrega neste sábado novo trecho de ciclovia

Ciclofaixas: uma ideia sem marcha a ré

No dia mundial sem carro, há o que comemorar?

Paulistanos gastam quase três horas por dia no trânsito

Compartilhe este artigo