Plano Municipal de Mobilidade será criado em processo participativo

Por Jeldean Silveira, do portal da Câmara Municipal de São Paulo.

A Prefeitura de São Paulo deve lançar na segunda quinzena deste mês uma plataforma participativa para o desenvolvimento do PlanMob (Plano Municipal de Mobilidade).  O objetivo é que a população responda uma pesquisa de opinião para contribuir na elaboração do texto final do plano.

O superintendente de planejamento e projetos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Ronaldo Tonobohn, apresentou o texto preliminar do PlanMob aos conselheiros participativos da região central da cidade em uma reunião realizada nesta quinta-feira (5/2), na Câmara Municipal de São Paulo.

O PlanMob  deve definir um cenário de investimentos para mobilidade urbana na Capital nos próximos 15 anos. Segundo Tonobohn, as prioridades do plano são o transporte coletivo , o não motorizado — ciclovias —  e o sistema de circulação de pedestres, com a estruturação de calçadas que melhorem a acessibilidade, inclusive para usuários com mobilidade reduzida. “A grande novidade é que o plano não será um conjunto vago de diretrizes, como normalmente acontece. Ele é um plano que vai definir investimentos, vai dizer quanto vai ser investido, onde e o que precisa ser feito”, disse.

Outro destaque apresentado é a ideia de um novo desenho na rede de transporte coletivo. “O PlanMob vai definir o novo desenho das linhas estruturais e das linhas locais, as divisões de sub-redes que estamos propondo, que é um modelo bastante novo de rede de transporte coletivo, vai ser desenhado nesse processo”, destacou.

Além de abrir a discussão com os conselheiros participativos das cinco regiões da capital e da plataforma online, irão ser realizadas reuniões nas 31 subprefeituras da cidade para consultas pública.

“Iremos definir políticas para o modo de transporte individual, coletivo, motorizado e não motorizado. Vamos trabalhar de uma maneira bastante ampla como, por exemplo, a política de cargas (transporte de bens e serviços), que depende de pesquisas que estão começando agora”, afirmou o superintendente.

O PlanMob deve ser finalizado até maio deste ano e deve ser implementado por decreto do Executivo para regulamentar as diretrizes impostas pelo PDE (Plano Diretor Estratégico).

Matéria publicada originalmente no portal da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Compartilhe este artigo