Aliança pela Água divulga plano de emergência

Coalizão de entidades da sociedade civil, da qual a Rede Nossa São Paulo, o Greenpeace e o Instituto Socioambiental fazem parte, publica chamado à ação sobre a crise hídrica no Estado de São Paulo.

Por Aliança pela Água

A crise hídrica e de abastecimento no Estado de São Paulo se aprofundou nos últimos dois meses. A situação é de crescente incerteza frente aos cenários climáticos – não existem dados para afirmar que o ciclo de estiagem esteja acabando; a seca pode continuar e até se intensificar ao longo deste ano.

O esforço para enfrentar o colapso deverá ser coletivo e exigirá um longo período de sacrifício por parte da população. A partir de agora, as medidas de mitigação da crise devem ir muito além de ações das concessionárias de abastecimento; é fundamental o envolvimento de uma ampla rede de atores governamentais e não governamentais para garantir a segurança cidadã da população, incluindo o direito ao abastecimento de água para consumo, à saúde e ao emprego.

Com o objetivo de contribuir positivamente na gestão dessa crise, a Aliança pela Água destaca ações imediatas de adaptação que podem e devem ser adotadas pelos governos em conjunto com a sociedade, com responsabilidades claramente assumidas pelos distintos órgãos públicos no informe "Chamado à Ação sobre a Crise Hídrica: Por um Plano de Emergência para o Estado de São Paulo". #AguaSP

Clique aqui para ler o documento.

Texto publicado no site Aliança pela Água
 

 

 

Compartilhe este artigo