A reforma política é a “mãe” de todas as reformas

Afirmação foi feita por Vera Masagão, da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – Abong, durante debate sobre o tema.  

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

Para destacar a necessidade de mudanças no sistema eleitoral brasileiro, a diretora da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – Abong, Vera Masagão, afirmou: “a reforma política é a mãe de todas as reformas”.

A declaração de Vera foi feita durante o debate "Reforma Política – Os desafios da democracia para o próximo governo", promovido pela Agenda Brasil Sustentável na última sexta-feira (17/10).

Ela explicou que a Agenda Brasil Sustentável – formada por diversas organizações da sociedade civil, entre as quais Rede Nossa São Paulo – possui um conjunto de propostas para a reforma política do país.

Os outros dois debatedores – Luciano Santos, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, e Hugo Fanton, do Movimento Plebiscito Constituinte – concordaram a urgência da reforma.

Santos relatou que o projeto de lei de iniciativa popular, que está em fase de coleta de assinaturas para, depois, ser encaminhado ao Congresso Nacional, propõe, entre outras mudanças, o financiamento público de campanha.

Coordenado pela Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, o movimento em apoio ao projeto de lei de iniciativa popular já tem mais de 500 mil assinaturas e o objetivo e alcançar 1,5 milhão de adesões ao documento.

Hugo Fanton, do Movimento Plebiscito Constituinte, lembrou que o plebiscito popular realizado na Semana da Pátria deste ano obteve 7,750 milhões de votos, dos quais 97% favoráveis à convocação de uma assembleia constituinte exclusiva e soberana para a reforma política.

Ele, entretanto, avaliou que “dificilmente o Congresso Nacional irá aprovar qualquer projeto de reforma política que democratize o exercício do poder no país”. Por isso, informou que o Movimento continuará a mobilização visando pressionar deputados federais e senadores a convocarem um plebiscito oficial, para que a população decida sobre a constituinte exclusiva.

Compartilhe este artigo