Conselheiros participativos recebem informações sobre a desigualdade na cidade

Apresentado pela Nossa São Paulo, tema integra curso de formação promovido por Escola de Governo e Secretaria de Relações Governamentais.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

A desigualdade na cidade de São Paulo foi tema do encontro de formação dos conselheiros participativos, ocorrido sábado (11/10) no auditório da Universidade Uninove.  A aula integra o curso de formação promovido pela Escola de Governo em parceria com a Secretaria de Relações Governamentais.

Aberto pelo secretário municipal de Relações Governamentais, Paulo Frateschi, o encontro foi coordenado por Pedro Aguerre, da Escola de Governo.

Os dados e informações sobre o tema foram apresentados aos conselheiros por integrantes da Rede Nossa São Paulo, organização que elaborou e mantém em sua página na Internet o Observatório Cidadão – espaço virtual onde os indicadores estão disponíveis para consulta.

Para Oded Grajew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, “a desigualdade está na causa, na raiz de quase todos os problemas que vivenciamos na cidade”.

Ele argumentou que o combate à desigualdade não é uma tarefa fácil, antes de complementar: “Não há nada mais nobre para o cidadão ou para uma organização do que se sensibilizar pela desigualdade e combatê-la”.

Na avaliação de Grajew, a boa notícia é que o Brasil dispõe dos recursos e das condições para construir uma sociedade menos desigual e com boa qualidade de vida para todos. “Todos os recursos estão aqui, o que acontece é que eles estão mal distribuídos”, explicou.

A apresentação do mapa da desigualdade da cidade de São Paulo foi feita por Maurício Broinizi, coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo.

“Historicamente, não tivemos governos e planejamento para que a renda fosse distribuída por meio de equipamentos e serviços públicos. Por isso, podemos observar como existem carências em grande parte dos 96 distritos da cidade”, iniciou ele, ao mostrar os dados de diversos indicadores da capital paulista.     

O primeiro indicador apresentado por Broinizi, por exemplo, revelou que em 45 distritos da cidade o acervo de livros infanto-juvenis em bibliotecas municipais é igual à zero. Ele informou que todos os dados estão disponíveis no Observatório Cidadão.

Clique aqui e confira a apresentação do Mapa da Desigualdade aos conselheiros participativos.

Clara Meyer Cabral, coordenadora de Indicadores da Rede, fez uma breve exposição da ferramenta De Olho nas Metas que está sendo desenvolvida pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com a Avina Américas e o MIT Center for Civic Media.

Segundo ela, após o lançamento da 1ª fase do projeto, o que deverá ocorrer em dezembro deste ano, será oferecida capacitação aos conselheiros participativos interessados em utilizar a ferramenta digital no acompanhamento do Plano de Metas 2013/2016 da Prefeitura de São Paulo.

Na segunda-parte do encontro, os conselheiros participativos puderam apresentar questões (por escrito) aos integrantes da mesa, que as responderam.

Compartilhe este artigo