Sociedade apresentará agenda para o desenvolvimento sustentável aos candidatos

Proposta inicial da Agenda Brasil Sustentável foi lançada nesta quarta-feira (25/6) em São Paulo. Documento está aberto à adesão de organizações e cidadãos.

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

Diversas organizações da sociedade civil lançaram nesta quarta-feira (25/6) uma agenda brasileira para o desenvolvimento sustentável. O documento, que está aberto para adesões de entidades, ONGs e cidadãos, deverá ser entregue aos candidatos às eleições deste ano e seus respectivos partidos políticos.

A Agenda Brasil Sustentável – nome oficial do documento – contém um conjunto de princípios e compromissos a ser proposto aos candidatos.

Contando com a adesão inicial de 25 organizações da sociedade civil – entre as quais Rede Nossa São Paulo, Instituto Ethos, Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), Fundación Avina e Agenda Pública –, o documento possui sete eixos temáticos:

A-    Respeito aos limites do planeta
B-    Redução da desigualdade de renda
C-    Integridade e Transparência
D-    Economia para a sustentabilidade
E-    Reforma política e fortalecimento da democracia
F-    Valorização do trabalho
G-    Gestão Pública

"Propomos aos (às) candidatos (as) que se comprometam a incluir em seus planos de governo propostas concretas para os sete temas que consideramos estratégicos para o desenvolvimento sustentável", afirma o texto. 

Confira aqui a íntegra da Agenda Brasil Sustentável.

“Esse é um movimento da sociedade civil, apontando alguns elementos que achamos fundamental para o debate eleitoral, tanto para o Executivo quanto para o Legislativo”, explicou Glaucia Barros, da Fundación Avina, no lançamento da agenda.

Oded Grajew, da Rede Nossa São Paulo, destacou a importância da articulação de diversas organizações para elaborar e propor o documento aos candidatos. “O que nos une é uma visão de mundo e de país muito semelhante. Queremos um Brasil que ofereça qualidade de vida a todos e não apenas a alguns”, declarou.

A iniciativa conjunta das organizações participantes também foi realçada por Jorge Abrahão, do Instituto Ethos. “Embora sejamos ricos, como sociedade civil, temos trabalhado de forma fragmentada. O que estamos fazendo agora é trabalhar com uma agenda comum”, argumentou.

Ele lembrou que o Movimento Brasil Sustentável é aberto. “Esperamos que outras organizações se juntem àquelas que iniciaram o processo”, convidou.

Como participar do movimento

Durante o evento, realizado no espaço da Ação Educativa, em São Paulo, foi explicado que organizações e cidadãos poderão participar do Movimento Brasil Sustentável aderindo formalmente ao documento, pelo e-mail agendabrasilsustentavel@gmail.com.

Outra forma de participar é divulgar e comentar os conteúdos das paginas da Agenda Brasil Sustentável no facebook (https://www.facebook.com/AgendaBrasilSustentavel) e no twitter (https://twitter.com/agendabrs).

Leia mais

Organizações da sociedade civil apresentam agenda de desenvolvimento sustentável

 

Compartilhe este artigo