Nível do Cantareira atinge 8,9% da capacidade e bate novo recorde negativo

Os sistemas Alto Tietê e Guarapiranga, utilizados desde o início do ano no remanejamento de áreas antes abastecidas pelo Cantareira, também apresentaram queda neste domingo

O nível de armazenamento no Sistema Cantareira atingiu 8,9% de sua capacidade e bateu mais um recorde negativo neste domingo, 11. Em queda há 21 dias consecutivos, o reservatório que abastece a Grande São Paulo recuou 0,2 ponto porcentual de ontem para hoje.

Para efeito de comparação da situação crítica pela qual passa o Cantareira, na mesma data do ano passado, o volume de água armazenado no sistema correspondia a 61,5% de sua capacidade total, quase sete vezes maior que o atual.

Os sistemas Alto Tietê e Guarapiranga, utilizados desde o início do ano no remanejamento de áreas antes abastecidas pelo Cantareira, também apresentaram queda neste domingo. O Alto Tietê caiu de 34% para 33,8%, enquanto o Guarapiranga, de 75,2% para 75,2% da capacidade de armazenamento.

De acordo com a Sabesp e o governo de São Paulo, a captação do chamado "volume morto" do sistema Cantareira deve começar já nesta próxima semana. A previsão é de que as obras para exploração da água do fundo dos reservatórios Jaguari e Jacareí estejam prontas na quinta-feira, 15. O investimento feito pela concessionária foi de aproximadamente R$ 80 milhões.

Matéria originalmente publicada no jornal O Estado de S. Paulo

Compartilhe este artigo