“Usuário terá que repensar uso do carro, diz Haddad” – Folha de S.Paulo

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

O prefeito Fernando Haddad (PT) rebateu ontem críticas de proprietários de automóvel que reclamam de complicações no trânsito do corredor norte-sul.

Desde segunda-feira, esse corredor, que inclui a 23 de Maio, recebeu faixas exclusivas para ônibus. Ainda não há multa para os infratores."Estou fazendo aquilo que acredito: priorizar o transporte público", afirmou Haddad.

De acordo com o prefeito, o incentivo ao uso do transporte coletivo é uma realidade que veio para ficar.Pessoas que usam carro para deslocamentos específicos durante o dia, como de casa para o trabalho ou para a faculdade, poderiam começar a repensar o uso do veículo, segundo Haddad. "Não é simples mudar uma cultura. Se fosse, alguém já teria feito", afirmou.

Para defender a medida, Haddad cita estatísticas. "Para 70% das pessoas, que usam o ônibus para ir ao trabalho, a situação melhorou."

MAIS RÁPIDO

De acordo com o balanço oficial divulgado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a velocidade dos ônibus que trafegaram pelo corredor norte-sul, entre o aeroporto de Congonhas e a região do vale do Anhangabaú, praticamente dobrou.

O dado é referente ao horário entre os picos da manhã e da tarde, que engloba o período das 12h às 15h.Ontem, a velocidade média dos ônibus, no sentido centro, foi de 31,38 km/h. Antes da implantação da faixa, a marca era de 15,85 km/h.

No sentido oposto, a melhora também ocorreu. Os ônibus circularam ontem, na média, a 21,27 km/h, ante 15,21 antes da medida. No pico da manhã, quando as pessoas estão indo para o trabalho, a velocidade média dos ônibus está 60% maior nesta semana, segundo a prefeitura. No sentido bairro, a melhora é mais discreta: 18%.

Segundo Haddad, a prefeitura também vai trabalhar, todo os dias, para minimizar os impactos negativos para quem usa carro.

Compartilhe este artigo