Rede Social Brasileira se prepara para reunião anual em Betim

A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis fará amanhã e na sexta-feira (13 e 14), em Betim (MG), sua reunião anual. Os integrantes da Rede farão o balanço anual das suas ações e discutirão, entre outros temas, os rumos do Programa Cidades Sustentáveis, lançado este ano no Brasil.

A reunião anual ocorre após dois dias de discussão sobre a "Incidência de Movimentos por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis sobre o Legislativo e Orçamento Público" – seminário que se encerra na tarde desta quarta-feira.

No seminário, integrantes tanto da Rede Social Brasileira como da Rede Latino-Americana por Cidades Justas e Sustentáveis tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre como fortalecer a democracia participativa e a transparência. 

Pontos focais 

No domingo e segunda-feira (9 e 10), representantes dos movimentos que integram a Rede Latino-Americana discutiram sobre a agenda, os avanços e os desafios dos movimentos latino-americanos para os próximos anos. O grupo, formado por integrantes de movimentos do México, Chile, Paraguai, Argentina, Colômbia, Uruguai e Brasil, também se debruçou em uma pesquisa que demonstra o avanço da rede nesses países e sobre os avanços das metodologias de monitoramento de políticas públicas por meio de indicadores de qualidade de vida.

Rede Brasileira

A Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis foi lançada em julho de 2008, em Belo Horizonte. Seu objetivo é promover a troca de informações e conhecimentos entre os integrantes da Rede – hoje 39 Movimentos – para promover o aprendizado mútuo, o apoio e o fortalecimento de cada experiência local. 

Rede Latino-Americana

A Rede Latino-Americana é composta por mais de 55 iniciativas cidadãs atuantes em diversas cidades da América Latina. Atua para melhorar a qualidade de vida no meio urbano, por meio da geração de informações, da incidência em políticas públicas e da promoção de campanhas de sensibilização objetivando a mudança de atitudes dos cidadãos. 

Compartilhe este artigo