“Entidade quer que candidatos assumam compromisso com sustentabilidade” – Jornal Valor Econômico

 

A rede Nossa São Paulo, formada por 700 empresas e organizações da sociedade civil, já começou a conversar com partidos políticos e vai fazer uma campanha em todo o Brasil para que os próximos candidatos à prefeitura assinem uma carta de compromisso com um programa sustentável.

“O desenvolvimento sustentável está praticamente ausente dos programas de governo”, afirmou o coordenador do programa cidades sustentáveis da Nossa São Paulo, Maurício Broinizi, no seminário Sustentabilidade: os desafios do desenvolvimento, organizado pelo Valor.

Por isso, a rede criou um programa com 100 indicadores com os quais os futuros prefeitos deveriam se comprometer e, depois de eleitos, desencadear ações e prestar contas a cada dois anos, ou seja, no meio e no fim do mandato.

Para não ficar somente no campo das ideias, a campanha, chamada Voto Sustentável, inclui uma ampla base de dados, com soluções que deram certo em cidades do Brasil e do mundo. “Não é preciso reinventar a roda, as soluções existem, há muita tecnologia disponível”, afirma.

Entre os exemplos está Tóquio, no Japão, que conseguiu reduzir para 3% o desperdício de água na distribuição. Na cidade de São Paulo, segundo Broinizi, esse índice é de 26%. Mais próximo está o caso de Santana de Parnaíba (SP), que faz coleta seletiva de 50% do lixo.

A Rede Nossa São Paulo foi criada em 2007 a partir da percepção de que a atividade política no Brasil, as instituições públicas e a democracia estavam com a credibilidade abalada.

(Luciana Seabra | Valor)

Compartilhe este artigo