Seminário no dia 21 aborda o impacto da poluição na saúde

 

A poluição do ar em São Paulo e suas causas, os impactos negativos para a saúde das pessoas, os envolvidos no problema e as soluções serão abordados em um seminário que integra a programação do Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro.

Um dos problemas relacionados à poluição que o evento vai focar é o alto teor de enxofre no diesel brasileiro e as consequências do não-cumprimento da resolução 315/2002 do Conama, que previa a comercialização do combustível mais limpo a partir de janeiro deste ano.

Durante o seminário, o coletivo das organizações responsáveis pela programação do Dia Mundial Sem Carro vai divulgar um manifesto com propostas para melhorar a qualidade do ar na cidade e a mobilidade da população.

O seminário “O Impacto da Poluição na Saúde Pública”, será realizado das 9h às 13h, no teatro da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo,  Avenida Doutor Arnaldo, 455. Inscrições pelo e-mail zuleica@isps.org.br.

Programação do seminário “O Impacto da Poluição na Saúde Pública”:

9h às 9h10 – Abertura
Leitura do manifesto do Dia Mundial Sem Carro e apresentação dos trabalhos
Fernando Beltrame – Coletivo de mobilização do Dia Mundial Sem Carro

9h10 às 9h25
Painel 1 – A poluição do ar em São Paulo e suas causas (15´)
Claudio Alonso – CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – confirmado (representando o presidente da Cetesb – Fernando Rei)

9h25 às 10h25
Painel 2 – O efeito da poluição na saúde pública
Paulo Saldiva – Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental –  Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – confirmado
Antonio Carlos Palandri Chagas – Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – confirmado Januario Montone – Secretário municipal da Saúde – confirmado
Alfred Szwarc – ADS tecnologia e desenvolvimento sustentável – confirmado
Moderador: Maurício Broinizi – Movimento Nossa São Paulo

10h25 às 10h30
Apresentação da Campanha “Hora de Acordar Global / Campanha TicTacTicTac”
Lisa Gunn – Coordenadora Executiva do IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

10h30 às 11h45
Mesa Redonda – Responsabilidades e Soluções – Debate buscando pontos de convergência para solução dos problemas
Hélio Mattar – Diretor-Presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente – confirmado
Lisa Gunn – Coordenadora Executiva do IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – confirmada
Carlos Ibsen Vianna Lacava – Secretaria Estadual do Meio Ambiente – confirmado (representando o secretario estadual do Meio Ambiente – Francisco Graziano)
José Eduardo Ismael Lutti – Promotor secretário executivo da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital – confirmado
Eduardo Jorge – Secretário municipal do Verde e Meio Ambiente – confirmado
Sven Antosson – Presidente da Scania
Tommy Svensson – Presidente da Volvo

Obs.: A Petrobras e as empresas Ford, Mercedes, Fiat e Volks foram convidadas e declinaram do convite.

Encerramento
Oded Grajew – Movimento Nossa São Paulo

Organizações sociais e governamentais anunciarão medidas políticas que serão implementadas imediatamente:

1)    Ação no Congresso Nacional envolvendo senadores, ministros e a Presidência da República para impedir a aprovação do projeto de lei 656/07, que prevê a liberação dos veículos de passeio a diesel.

2)    Cobrança pública, por meio instrumento jurídico, de informações sobre o cumprimento das obrigações assumidas pela ANP, Ibama, Cetesb, Petrobras e fabricantes de veículos no acordo judicial firmado em 29 de outubro de 2008 no âmbito do Ministério Público.  Também serão cobradas providências para punir os responsáveis pelo descumprimento da resolução Conama 315/2002.

3)    Anúncio do requerimento de informações ao Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito – FMDT e ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito – FUNSET

Atenção:  devido à limitação de tempo diante do número de palestrantes, as perguntas poderão ser encaminhadas, por escrito, à organização do evento. Solicitaremos aos debatedores o compromisso de respondê-las, por e-mail, logo após o encontro.

Veja a programação completa do Dia Mundial Sem Carro

Compartilhe este artigo