Política contra ocupação foi errada, diz subprefeito

 

Restrição de infra-estrutura para evitar invasões no Grajaú teve efeito inverso

Entidades dizem que distribuição de policiais é malfeita; governo diz que houve redução de 72% nos casos de homicídios

DA REPORTAGEM LOCAL

O subprefeito da Capela do Socorro, que inclui o distrito do Grajaú, Valdir Ferreira, afirma que a região sofre hoje com o erro estratégico de uma política adotada para evitar a ocupação desenfreada em áreas de mananciais, mas que teve justamente o efeito contrário.
"Para evitar o adensamento demográfico, o governo adotou a estratégia de não trazer infra-estrutura para a região", afirma o subprefeito. Na região do Grajaú estão localizadas as represas Billings e Guarapiranga.
A falta de estrutura, no entanto, não evitou as invasões. Pelo contrário. "Justamente pela falta de infra-estrutura, esses lotes irregulares passaram a ser vendidos por preços mais baixos. Por uma questão de mercado, o efeito foi o contrário", afirmou ele.
O desenvolvimento de áreas comerciais no distrito vizinho de Santo Amaro atraiu imigrantes. "Essas áreas foram ocupadas de forma selvagem. O poder público não consegue área para construir", diz.
O resultado hoje é um distrito com mais de 400 mil pessoas e nenhum espaço cultural público. Não há cinemas, museus ou teatro. Também não há nenhum parque público em funcionamento.
O subprefeito, no entanto, afirma que o primeiro espaço cultural, que inclui cinemas e um teatro, e o primeiro parque devem ser inaugurados no ano que vem. "Ainda é pouco para um distrito com 400 mil moradores. Mas iniciativas estão sendo tomadas", afirma.
Uma das iniciativas foi a inclusão do distrito do Grajaú no projeto São Paulo em Paz, em uma parceria entre a ONG Instituto Sou da Paz e a prefeitura. Os distritos de Lajeado, na zona leste, e Brasilândia, na zona norte, também foram incluídas no programa.
Na primeira fase, iniciada no ano passado, foram feitos diagnósticos dos três distritos escolhidos. No Grajaú, os índices desfavoráveis confirmaram uma das piores realidades sociais da capital paulista. E também apontaram uma população que não pára de crescer: o distrito apresenta o quinto maior percentual de crescimento anual do município.
O diagnóstico revelou ainda erros estratégicos de policiamento. Segundo Carolina Ricardo, coordenadora do projeto São Paulo em Paz, as duas companhias da Polícia Militar estão em espaços próximos demais. "É preciso distribuir melhor esse efetivo", afirma Carolina.

Secretaria da Segurança
A Secretaria da Segurança Pública nega que a região do Grajaú esteja abandonada. Segundo a pasta, o 101º DP (Jardim das Embuias), responsável por 85% da área do Grajaú, registrou queda de homicídios de 72% na comparação de janeiro a outubro de 2001 com o mesmo período deste ano. Esse dado, de acordo com a secretaria, seria resultado de ações de inteligência e reforço no policiamento ostensivo.
A secretaria, no entanto, não informa os números de homicídios registrados em todos os distritos policiais da capital.

Fonte: Folha de S.Paulo – 02/12/2007

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

Compartilhe este artigo