Movimento Nossa São Paulo apóia campanha “De Olho nos Mananciais”

 

Para abastecer a população residente na cidade de São Paulo, são produzidos aproximadamente 3,4 bilhões de litros de água por dia (equivalentes a 3,4 milhões de caixas dágua ou 40 metros cúbicos por segundo).

A perda de água média no município de São Paulo é de 30,8% em relação ao volume produzido. A perda equivale a um volume de água de cerca de 1 bilhão de litros de água por dia.

O consumo de água em São Paulo o dobro do considerado pelo ONU como ideal. Segundo a ONU, o consumo médio ideal para suprir as necessidades humanas é em torno de 110 litros/habitante/dia. Em SP, o consumo médio gira em torno de 220 litros/habitante/dia.

Os dados alarmantes mostram que a falta de água não é mais um problema do futuro. Em São Paulo, o abastecimento é prejudicado por desperdício, falta de chuva e fraudes na medição. E para alertar a população sobre o problema e suas imediatas conseqüências, o Instituto Socioambiental (ISA) lançou na última quarta-feira (21) a campanha "De Olho nos Mananciais".

A iniciativa tem o apoio irrestrito do Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, já que as questões que envolvem o abastecimento e o uso consciente da água são fundamentais para a saúde e a qualidade de vida dos paulistanos. Além disso, a campanha abrange um fator diretamente relacionado à sustentabilidade urbana: a justa distribuição do recurso na cidade.

Estudo mostra que, nas capitais brasileiras, metade da água para abastecimento é jogada fora

Os vazamentos na rede de distribuição das 27 capitais brasileiras causam perdas de aproximadamente 45% do total retirado diariamente dos mananciais que as abastecem. São 6,14 milhões de litros (2.457 piscinas olímpicas). A precária situação do saneamento ambiental pode surpreender ainda mais: menos de 50% da população das capitais tem seu esgoto tratado.

Esses são apenas alguns dados presentes no estudo Abastecimento de água e esgotamento sanitário nas capitais brasileiras, preparado pelo Instituto Socioambiental (ISA), e que será divulgado na íntegra no dia 21 de novembro em São Paulo, no lançamento da Campanha "De Olho nos Mananciais". O levantamento sobre as coberturas e desperdícios nas redes públicas de abastecimento e saneamento, baseado em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades (ano base 2004), é inédito em seu recorte e abrangência, ao comparar índices nacionais e de cada uma das 27 capitais brasileiras.

O estudo – alguns dados relevantes

Abastecimento de água:
Apenas seis das 27 capitais atendem à totalidade de sua população;

Apesar da média de cobertura ser de 90%, Porto Velho, Rio Branco e Macapá cobrem apenas 30,6%, 56,2% e 58,5% da população, respectivamente.

Consumo de água nas capitais:
A média de consumo per capita é de 150 litros por dia;

São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória apresentam os maiores consumos (mais de 220 litros/habitante/dia). A ONU recomenda 110 litros.

Perda de água (desde vazamentos até sub-medições e fraudes)
A água perdida diariamente nas capitais seria suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas/dia (considerando o consumo de cada capital);

A capital campeã do desperdício é Porto Velho, com 78,8% do total;

Em termos de volume perdido, o Rio de Janeiro é a capital que mais joga água fora – um volume diário equivalente a 618 piscinas olímpicas!

Esgotamento sanitário:
Cerca de 30% da população das capitais – mais de 13 milhões de pessoas – não têm acesso a redes de coleta de esgoto;

Manaus, Belém e Rio Branco apresentam os piores índices, com menos de 3% de seus moradores atendidos pelo serviço.

A campanha "De Olho nos Mananciais"

A campanha do ISA tem como objetivo esclarecer a sociedade brasileira sobre a situação das fontes de água que abastecem as grandes cidades, começando pela Região Metropolitana de São Paulo, e mobilizar a população para promover o uso racional da água. A prioridade da campanha é mostrar que a ameaça de escassez de água nos centros urbanos, cada vez mais constante devido à períodos de estiagem prolongados, tem relação direta com a poluição dos mananciais e o desperdício de água.
A campanha prevê o desenvolvimento de diversas parcerias, em especial com entidades da sociedade civil que atuam nas áreas de manancial da Região Metropolitana de São Paulo.

Os objetivos da campanha são:
Mobilizar os usuários de água para a recuperação e preservação dos mananciais;
Conscientizar as pessoas de que conservar a água é responsabilidade de todos;
Fornecer dicas de consumo responsável para o cotidiano;
Promover atos públicos para alertar sobre a situação dos mananciais e exigir a preservação das fontes de água;
Implantar saneamento nas áreas urbanas dos mananciais;

Barrar o crescimento das cidades sobre as áreas de mananciais;
Ampliar as áreas efetivamente protegidas;
Implantar instrumentos de compensação para os moradores que protegem e contribuem para a produção de água de boa qualidade;
Estimular a utilização das represas como área de lazer por todos moradores.

O site "De Olho nos Mananciais" (www.mananciais.org.br) é uma das ferramentas essenciais da campanha, pois integra as informações de estudos e mecanismos de interatividade à tecnologia do GoogleMaps para levar o internauta às regiões geográficas de onde vem a água que bebe.

Compartilhe este artigo