Itinerância da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontece em outubro em 14 cidades de SP

Filmes que já mobilizaram público de 23 mil pessoas entre março e junho chegam a 21 unidades do Sesc, universidades e diversos espaços culturais.

Portal Ecofalante de Cinema Ambiental

Filmes de excelente qualidade, sobre temas socioambientais da atualidade, serão exibidos em 14 cidades do Estado de São Paulo entre 04 e 30 de outubro. É quando acontece a Itinerância da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, realizada pela Ecofalante e pelo Sesc São Paulo, democratizando ainda mais o acesso à cultura e ao debate já tradicionais do evento. A partir de um programa com 25 títulos, contemporâneos e de diversos países, o público poderá refletir sobre mudanças climáticas, indústria da moda, agricultura familiar, cooperativismo, recursos naturais, especulação imobiliária e muitas outras questões.

As atividades acontecem em 21 unidades do Sesc, da capital, interior e litoral, e 19 outros espaços, entre universidades, espaços públicos e culturais. As cidades que recebem a Itinerância são Bauru, Catanduva, Jundiaí, Monte Alto, Osasco, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.

Toda a programação é gratuita e pode ser conferida nos sites www.ecofalante.org.br/mostra e www.sescsp.org.br/ecofalante2016.

“O Sesc, que já desenvolve ações no campo da educação socioambiental de maneira contínua, acredita que os filmes e atividades propostas na itinerância da 5ª Mostra Ecofalante colaborarão para a reflexão de que viver com qualidade tem total consonância com o respeito a todas as formas de vida. Acredita também que a busca por um ambiente equilibrado passa por perceber-se parte dele, incorporando valores e atitudes em prol da sustentabilidade planetária”, define Tania Perfeito Jardim, assistente técnica da Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania do Sesc São Paulo.

Para o diretor da Mostra Ecofalante, Chico Guariba, a itinerância é preciosa por ampliar o alcance dos filmes e das discussões. “Os filmes selecionados raramente entram no circuito comercial de cinema, sendo festivais como a Ecofalante uma de suas únicas janelas de exibição. Através do Sesc e da Itinerância conseguimos expandir ainda mais esse trabalho, levando cultura e reflexões que acreditamos serem essenciais para o exercício da cidadania”, declara Guariba.

Os filmes são produções da Alemanha, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, EUA, França, Índia, México, Reino Unido, Venezuela e outros. O Céu e a Geleira (França, 2015), de Luc Jacquet (diretor do aclamado A Marcha dos Pinguins), é um dos destaques do programa. Acompanha o glaciologista Claude Lorius numa viagem pelo ártico e pela história do clima do planeta Terra, registrada no gelo por milhares de anos. Enquanto as pesquisa do cientista provam o aumento desenfreado da temperatura global, nos documentários Isso Muda Tudo (EUA/Canadá, 2015) e O Mercado da Dúvida (EUA, 2014) acompanhamos os bastidores dos chamados “negacionistas do clima”, pessoas contratadas para disseminar dúvidas sobre a existência e causas das mudanças climáticas. Ambos são baseados em livros consagrados: “Tudo Pode Mudar – Capitalismo vs Clima”, de Naomi Klein, e “Merchants of Doubt”, de Erik Conway e Naomi Oreskes.

Sobre a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental 

Criada em 2012 com o objetivo de chamar a atenção para questões de meio ambiente, sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas, a Mostra oferece oportunidade de conferir filmes que reúnem qualidade cinematográfica e análise de questões ambientais, facilitando o acesso a discussões que muitas vezes fazem parte do cotidiano das pessoas sem que elas tenham oportunidade de refletir sobre isso.

A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante e co-realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, e é possível graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Pepsico e da White Martins, apoio da Eaton, do Instituto Votorantim e do Heritage Comfort Inn, e apoio institucional do PNUMA, Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Instituto Akatu, Instituto Pólis, Rede Nossa São Paulo, Procam/USP, SPCine, Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Rádio Eldorado/Estadão, Catraca Livre e Revista Piauí.

Matéria publicada no portal Ecofalante de Cinema Ambiental.
 

Compartilhe este artigo