“Andar a pé é uma forma de transporte”

Os resultados da pesquisa “Viver em São Paulo: Pedestre” foram apresentados durante evento no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc, no dia 6 de agosto. Parte da programação da Semana do Caminhar, o encontro contou com a apresentação do Ateliê Teatro e com debate entre especialistas.

A arquiteta e urbanista Meli Malatesta enfatizou que “andar a pé é uma forma de transporte” e que “pelo menos 2/3 dos deslocamentos na cidade envolvem deslocamento a pé”. Também arquiteta e urbanista, Kelly Cristina Fernandes, reforçou que a “importância da mobilidade a pé para o acesso ao transporte público é negligenciada”.

As falas de Meli durante o evento trouxeram diferentes aspectos da falta de percepção do deslocamento a pé como mobilidade, como por exemplo a falta de dados estatísticos de quedas na calçada, que também é acidente de trânsito.

Embora a pesquisa aponte que a estrutura das calçadas é o maior incômodo da população paulistana ao andar pela cidade, Kelly lembrou da importância de não apenas “respondermos demandas”. Para a especialista, é preciso ter “ferramentas de mapeamento de demandas reprimidas” e trabalhar com “indução de mobilidade a pé”.

Ambas abordaram questões relacionadas a pedestres que não se limitam a estrutura das calçadas, mas envolvem, também, faixa de pedestre, tempo semafórico, além de aspectos de segurança, entre outros pontos.

Kelly grifou, ainda, a necessidade de se fazer um recorte de gênero e de raça ao analisar e debater os dados e analisar como fator de desigualdade. “Deslocamento a pé é custo zero, quando a pessoa não tem acesso a lugares que pode ir a pé, sua renda é mais comprometida”, explicou a especialista. “As escolhas de modal estão relacionadas à inserção econômica, assim como a moradia”, completou.

A mediação do debate foi feita por Letícia Sabino, fundadora e diretora do SampaPé!, organização que atua desde 2012 para promover cidades caminháveis e melhorar a experiência de caminhar nas cidades.

Sobre a Semana do Caminhar

Articulado pela ONG SampaPé!, a Semana do Caminhar é um evento nacional que reúne diversas organizações para celebrar o caminhar, a forma de deslocamento mais utilizada nas cidades brasileiras. É uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para a forma mais sustentável, saudável e social de se deslocar, que precisa ser valorizada.

“Aprender Caminhando” é o tema da Semana do Caminhar 2019, que acontece entre os dias 4 e 10 de agosto.

Sobre a pesquisa

Co-construída com organizações de mobilidade a pé e realizada com apoio do MobCidades, a pesquisa inédita “Viver em São Paulo: Pedestre” faz parte da série “Viver em São Paulo”, iniciada em 2018, realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência. Os levantamentos são apresentados mensalmente com recorte temáticos.

Participaram da elaboração SampaPé!, Cidade a pé, Cidade Ativa, Corrida Amiga e Pé de Igualdade.

Veja também:

Confira a apresentação da pesquisa “Viver em São Paulo: Pedestre”

Confira a pesquisa “Viver em São Paulo: Pedestre” completa

Saiu na mídia:

Para 68%, Prefeitura de SP deve melhorar manutenção de calçada ‘com urgência’

Para 68% dos paulistanos, Prefeitura deve melhorar manutenção de calçada ‘com urgência’

Na Semana do Caminhar, pedestres sofrem para andar em São Paulo

Buraco na calçada é a maior causa de reclamações dos pedestres de São Paulo, diz pesquisa

74% dos paulistanos já sofreram ou viram queda em calçadas, diz estudo

Paulistano cobra manutenção de calçadas da cidade, diz pesquisa

Moradores da zona sul têm mais dificuldade de acessar locais da rotina a pé

Compartilhe este artigo