28% da população paulistana não frequentou nenhuma atividade cultural nos últimos 12meses

A pesquisa “Viver em São Paulo: Cultura na Cidade”, realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência, revela os hábitos culturais das paulistanas e dos paulistanos.

Entre as atividades mais frequentadas por paulistanos e paulistanas, cinema é a mais frequentada – 55% afirmam terem ido ao cinema nos últimos doze meses – seguido por festas populares de rua (34%) e show (30%). Já 5% afirmaram frequentar saraus e slams.

O estudo aponta, também, que 28% das pessoas não frequentaram nenhuma atividade cultural nos últimos doze meses. Neste grupo, o perfil que se destaca é de pessoas menos escolarizadas, com 55 anos ou mais, com renda familiar de até dois salários mínimos, pretos e pardos e moradores da zona Leste.

Preços mais acessíveis (42%), proximidade de casa (25%) e facilidade de acesso/locomoção (12%) são os principais fatores que fariam com que as pessoas frequentassem mais atividades culturais.

Outro destaque da pesquisa são as atividades culturais promovidas pela Prefeitura: 78% afirmam terem frequentado no último ano. A gratuidade é o motivo mais citado por este grupo de pessoas (34%).

Sobre os hábitos de leitura, 38% afirmam não ter lido nenhum livro nos últimos três meses. O principal motivo é não gostar de ler ou não ter o hábito de ler – resposta dada por 34% dos entrevistados e entrevistadas. A falta de tempo o principal fator para 32% das pessoas.

Entre os 38% que declaram ter lido pelo menos um livro inteiro nos últimos três meses, 64% tem Ensino Superior completo, 61% são da classe A e 56% da classe B, 49% tem entre 25 e 34 anos e 43% tem entre 16 e 24 anos, 48% são brancos, 48% são da região Oeste e 45% do Centro, e 42% são mulheres.

Leia também:

Apresentação da pesquisa “Viver em São Paulo: Cultura na Cidade”

Análise da pesquisa “Viver em São Paulo: Cultura na Cidade”

Compartilhe este artigo