55% dos paulistanos são favoráveis à proposta de Renda Básica de Cidadania

Pesquisa “Assistência Social na Cidade” revela também que combate ao tráfico de drogas e desenvolvimento de políticas públicas intersetoriais devem ser as principais medidas para à região da Cracolândia 

Por Airton Goes, Rede Nossa São Paulo

A proposta de instituir uma renda básica para toda e qualquer pessoa residente na capital paulista é apoiada por 55% dos paulistanos, enquanto 30% são contra e outros 15% não souberam ou não responderam. Esses são alguns dos resultados da pesquisa “Assistência Social na Cidade”, que foram divulgados nesta quarta-feira (18/7) pela Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência, em parceria com o Sesc São Paulo.

O questionamento sobre o apoio ou não ao benefício foi incluído no levantamento devido ao fato de estar em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo um projeto de lei (PL 620/2016), que visa garantir a Renda Básica de Cidadania – RBC para toda e qualquer pessoa residente na capital paulista há pelo menos cinco anos, sem diferenciar raça, sexo, idade, condição civil ou socioeconômica.

Os moradores da Zona Sul, segundo a pesquisa, são os que se mostram mais favoráveis à proposta. Nesta região de São Paulo, a ideia conta com o apoio de 59% dos entrevistados. Por outro lado, a área central da cidade é onde a concessão do benefício obtém menos concordância (46%).

Outro dado do levantamento revela que, para os paulistanos, o combate ao tráfico de drogas é a principal medida a ser adotada na Cracolândia, com 59% de menções, seguida pelo desenvolvimento de políticas públicas de atuação conjunta de diversas áreas, como saúde, segurança, assistência social, educação e trabalho e renda – assinalada por 53% dos pesquisados. A terceira opção, escolhida por 43% das pessoas, é construir no local unidades de saúde especializadas para atender exclusivamente os usuários de drogas.

Estimulados também a assinalar a primeira, a segunda e a terceira medidas que devem ser colocadas em prática para melhorar as condições da população em situação de rua, os paulistanos priorizam: ampliar os Centros de Acolhida, os Centros de Acolhida Especiais e Centros Temporários de Acolhimento (37%); oferecer cursos de capacitação profissional para que possam atuar no mercado de trabalho (34%); e criar medidas que incentivem a contratação dessas pessoas por empresas e comércios (30%).

A pesquisa “Assistência Social na Cidade” mostra ainda que 53% da população considera que a ampliação das penas para quem comete violência contra a mulher é prioridade para enfrentar o problema. A segunda medida escolhida é agilizar o andamento da investigação das denúncias (42%) e, em seguida, ampliar os serviços de proteção de mulheres em situação de violência em todas as regiões da cidade (40%).

Confira aqui a apresentação da pesquisa “Assistência Social na Cidade”.

Confira aqui a pesquisa completa.

Foram entrevistados 800 paulistanos de 16 anos ou mais e a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Pesquisa integra série “Viver em São Paulo”

Realizado em evento público no Sesc Bom Retiro, o evento de divulgação dos resultados do levantamento incluiu um debate com especialistas e ativistas da área de assistência social, que puderam comentar os dados apresentados.

A pesquisa “Assistência Social na Cidade” integra a série “Viver em São Paulo”, que foi iniciada este ano e mensalmente tem divulgado dados sobre a percepção dos paulistanos em relação a temas importantes que afetam a vida na capital paulista.

A série “Viver em São Paulo” é promovida pela Rede Nossa São Paulo e Ibope Inteligência, em parceria com o Sesc São Paulo.

Leia também: 

Políticas públicas na área de Assistência Social precisam ser humanizadas

Análise da pesquisa “Assistência Social na Cidade”

Confira o que saiu na mídia sobre a pesquisa “Assistência Social na Cidade”

Cracolândia: para paulistanos, Prefeitura deve criar políticas públicas na região – O Estado de S. Paulo

Paulistanos defendem combate ao tráfico – DCI 

Gestor da Nossa São Paulo acredita que paulistano tem visão mais estrutural sobre Cracolândia – Jovem Pan

Após pesquisa, Bruno Covas defende ações na Cracolândia – Jovem Pan

Entrevistados também defendem adoção de políticas públicas – SP Notícias 

Para paulistanos, Prefeitura deve criar políticas públicas na Cracolândia – Isto É 

Para paulistanos, Cracolândia precisa de políticas públicas – R7

Para paulistano, governo deve combater tráfico e criar políticas públicas para a Cracolândia, diz pesquisa – Portal G1

Paulistanos desaprovam intervenções violentas e do Exército na Cracolândia – Brasil de Fato

Para paulistanos, Prefeitura deve criar políticas públicas na Cracolândia – Diário do Grande ABC

Para paulistanos, Prefeitura deve criar políticas públicas na Cracolândia – Metrô News

Para paulistanos, Prefeitura deve criar políticas públicas na Cracolândia – Uol

Paulistano quer políticas públicas de renda, acolhimento e inclusão – Rede Brasil Atual 

Apesar de maioria favorável a renda universal, região se mostra conservadora – Jornal SP Norte

Cracolândia: para paulistano, prefeitura deve combater tráfico – Agência Brasil

Maioria dos paulistanos defende combate ao tráfico e políticas públicas na cracolândia – Jovem Pan

Mais da metade dos paulistanos aprovam renda básica para residentes com ao menos 5 anos na capital, diz pesquisa – portal G1

Maioria dos paulistanos é a favor de ‘salário mínimo’ para todos os cidadãos – Destak São Paulo

23% dos paulistanos defendem o uso de Forças Armadas na Cracolândia – Exame 

Estudo debate medidas que prefeitura de SP deve adotar na Cracolândia – TV Brasil

Compartilhe este artigo