Promessa de Alckmin para Copa de 2014, trem para Cumbica chega a 75 dias da Copa da Rússia

Usuário de trem terá de cruzar passarela e ainda pegar um ônibus até o terminal

Mariana Zylberkan – Folha de S. Paulo

Em março de 2002, o então governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) apresentou o traçado da linha de trem que ligaria o centro de São Paulo ao aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos.

O tucano, que à época era pré-candidato à reeleição ao governo, prometia uma viagem com maior rapidez até o aeroporto a partir de 2004, como anunciava o texto publicado no site do estado.

Aquela meta, porém, somente será cumprida na manhã deste sábado (31), com 14 anos de atraso, quando Alckmin inaugurar a estação Aeroporto-Guarulhos da linha 13-jade da CPTM, a companhia de trens do estado.

A estação —que com os sucessivos atrasos também chegou a ser prometida para a Copa de 2014, no Brasil— será agora entregue a 75 dias da competição, na Rússia.

Assim como em 2002, quando fez o primeiro anúncio, o tucano é pré-candidato, desta vez à Presidência da República —ele deixará o cargo na próxima semana.

Com 12,2 km de extensão e três estações, a nova linha só deve iniciar a operação comercial, diariamente das 4h à meia-noite, a partir do fim de junho, quando se encerra a última etapa de testes. No período de adaptações, a tarifa não será cobrada.

Relembre promessas tucanas em 14 anos de atraso de trem a Cumbica 

O nome da estação é Aeroporto, mas, na prática, não é exatamente isso. O passageiro, com suas malas em mãos, terá que atravessar uma passarela e ainda pegar um ônibus até os terminais nacionais e internacionais.

Administrado pela concessionária GRU Airport, o sistema de ônibus foi previsto inicialmente como uma alternativa até que a concessionária entregasse um monotrilho que faria essa ligação entre a estação de trem e o setor de embarque do aeroporto.

A mudança já seria significativa em relação ao projeto original do estado, que previa a construção da estação próxima ao check-in. O projeto, porém, foi revisto após a decisão da concessionária de construir um shopping no local planejado para a estação.

A concessionária diz que a localização da estação foi decidida em acordo com o governo estadual. Em troca, ela se comprometeu a transportar gratuitamente os usuários do trem aos terminais. O plano era usar um monotrilho, a exemplo de outros grandes aeroportos, mas segundo avaliação da GRU Airport, a demanda de passageiros será suficientemente atendida com o sistema rodoviário —agora consolidado.

O serviço circular de ônibus para quem desembarcar do trem ficará a cerca de 500 metros do terminal 1 e a 2,5 km do terminal 3 de Cumbica.

A GRU Airport foi questionada pela Folha, mas não respondeu sobre a previsão de inauguração do shopping, previsto para o terminal 3.

Em 2017, a chamada receita não tarifária do aeroporto, vinda da exploração de pontos comerciais dentro de Cumbica, e não das taxas pagas pelos passageiros e companhias aéreas, foi de R$ 920,7 milhões, metade dos R$ 2 bilhões movimentados pela concessionária, que tem capital aberto na bolsa de valores.

Por enquanto, para chegar à estação Aeroporto, o usuário que estiver no centro de SP precisa seguir até as estações Brás ou Tatuapé, dali embarcar na linha 12-safira da CPTM até a estação Engenheiro Goulart, onde é possível a baldeação com a linha 13-jade. Em junho, porém, o governo promete uma linha expressa do Brás até a estação Aeroporto.

ATRASOS

Questionado por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos sobre os sucessivos atrasos, o governo do estado informou que só começou a receber os estudos da iniciativa privada no final de 2006, dois anos após a meta inicial para a entrega.

A gestão Alckmin alega que o interesse privado se esvaiu após a divulgação pelo governo federal do trem-bala que ligaria o aeroporto ao sistema de transporte público de São Paulo, na mesma época, o que causou o primeiro atraso no cronograma. 

Já em 2007, sob a gestão José Serra (PSDB), o projeto foi retomado com promessa de entrega em 2010. Um ano antes do prazo, ganhou nova data: a Copa de 2014.

Em 2011, de novo com Alckmin, o plano de um trem expresso passou por remodelagem. A ideia foi transformada na criação de nova linha da CPTM conectada a outra já existente na zona leste.

Em 2013, as obras tiveram início com previsão de entrega em 2015. O prazo, porém, foi mais uma vez estendido, segundo o governo, por falta de repasses federais.

Segundo o governo, o investimento de R$ 2,3 bilhões para a construção da linha 13-jade veio de financiamentos de fundos europeus, além de R$ 425 milhões do BNDES. 

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COMO VAI FUNCIONAR O TRANSPORTE ATÉ CUMBICA

Linha 13-jade

Funcionamento:
– 31.mar a 30.abr: aos sábados e domingos das 10h às 15h
– 30.abr a 31.mai: todo dia das 10h às 15h
– A partir de 1º.jul: todo dia das 4h à 0h
Trajeto: estações Eng. Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos
Tempo de trajeto: 15 min
Intervalo entre trens: 30 min
Tarifa: R$ 4 (só será cobrada a partir de julho)
Quem administra: CPTM

Ônibus até os terminais

Funcionamento: igual ao da linha 13-Jade
Trajeto: terminais 1, 2 e 3 do aeroporto de Guarulhos
Tempo de trajeto:
– Até o terminal 1: 2 minutos
– Até o terminal 2: 9 minutos
– Até o terminal 3: 14 minutos
Intervalo entre ônibus: 15 min
Tarifa: grátis
Quem administra: concessionária GRU Airport

Trem expresso Connect

Funcionamento: a partir de 1º.jul, nos horários de pico
Trajeto: estações Brás e Aeroporto (sem paradas)
Tempo de trajeto: 35 min
Tarifa: R$ 4
Quem administra: CPTM

Trem expresso Airport-Express

Funcionamento: a partir de 1º.ago, em quatro horários por dia nos dois sentidos (ainda não definidos)
Trajeto: estações Luz e Aeroporto (sem paradas)
Tempo de trajeto: 35 min
Tarifa: ainda não definida
Quem administra: CPTM
Primeira promessa de entrega: início de 2005, pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB)

COMPANHIAS AÉREAS EM CADA TERMINAL

Terminal 1
Azul e Passaredo
Portões de embarque: 101 a 109

Terminal 2
Aerolíneas Argentinas, Aeroméxico, Air Europa, Austral Líneas Aéreas, Avianca, Boliviana de Aviación, Copa Airlines, Cubana de Aviación, Delta Air Lines, Ethiopian Airlines, Gol, Latam (voos domésticos), Royal Air Maroc, Sky Airline, TAAG, Taca e Tame
Portões de embarque: 201 a 246

Terminal 3
Air Canada, Air China, Air France, Alitalia, American Airlines, British Airways, Emirates, Etihad, Iberia, Korean Air, Latam (voos internacionais), Lufthansa, Qatar, Singapore, South African, Swiss, TAP, Turkish Airlines e United Airlines
Portões de embarque: 301 a 326

Matéria publicada na Folha de S. Paulo.
 

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