Troca de combustíveis da frota de ônibus tem nova rodada de negociações

DA ASSESSORIA DE IMPRENSA – CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (DEM), e o vereador Gilberto Natalini (PV) receberam nesta quarta-feira (4/10) representantes de organizações de defesa ambiental e de entidades sociais para mais uma rodada de negociações envolvendo o Projeto de Lei (PL) 300/2017, que trata da troca da matriz energética da frota de ônibus.

Leite e Natalini são coautores de um substitutivo para o Projeto. O encontro teve a participação de Pedro Telles e Davi Martins, do Greenpeace; Ricardo Borges Martins, da Minha Sampa; Américo Sampaio, da Rede Nossa São Paulo; e Rafael Calabria, do Idec.

O principal ponto debatido na reunião foi a fixação das metas de redução de poluentes dos ônibus. Uma possibilidade de consenso surgiu na diferenciação dos prazos para os ônibus de grande porte e os micro-ônibus – os veículos menores teriam um prazo maior, já que hoje não há tecnologia disponível para atender as necessidades dessa frota específica.

O presidente do Legislativo ressaltou que as negociações caminham para um ponto de convergência. “Começamos as conversas com divergências enormes e agora estamos perto de fechar. Estamos buscando uma alternativa factível e sustentável para todos os lados envolvidos no processo”, afirmou Leite.

Durante a reunião, Natalini apresentou uma nova proposta de substitutivo que, segundo ele, condensa tudo o que foi debatido até agora. “Não é um texto imutável, está aberto para sugestões para avançarmos nas conversas”, disse.

Uma nova reunião deverá ser marcada para as próximas semanas.

Amplo debate

Desde a apresentação do texto original, em maio, houve importantes avanços, entre eles a proposta de retorno da inspeção veicular e a inclusão do controle de poluentes de outros veículos, como ônibus fretados e intermunicipais e os caminhões.

O texto vem sendo construído de forma democrática. Três Audiências Públicas foram realizadas, incluindo um grande encontro no dia 16/9, do qual participaram vereadores, ambientalistas, representantes do Executivo, das empresas de ônibus e de fabricantes do setor.

O presidente Milton Leite também já havia se reunido com integrantes das ONGs de defesa ambiental em outra oportunidade, em agosto. 

Matéria publicada no portal da Câmara Municipal de São Paulo

 

Compartilhe este artigo