Com crise, lentidão do trânsito em São Paulo tem maior queda em 6 anos

Média de congestionamentos no centro expandido da capital foi de 58 km ao longo do ano passado, índice 12% menor do que os 66 km medidos nas vias centrais em 2015. Dados parciais da CET até abril apontam que tendência de queda continua em 2017

Bruno Ribeiro, Fabio Leite e Priscila Mengue, O Estado de S. Paulo

Apesar do aumento da frota de veículos registrados na cidade, que já soma mais de 8,3 milhões, o índice oficial de lentidão em São Paulo caiu em 2016 pelo segundo ano consecutivo. Balanço recém-divulgado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostra que a média de congestionamentos no centro expandido da capital foi de 58 km ao longo do ano passado, índice 12% menor do que os 66 km medidos nas vias centrais em 2015. Foi a maior queda registrada nos últimos seis anos. 

Especialistas em trânsito ouvidos pelo Estado atribuem a queda da lentidão no trânsito paulistano à crise do País, que reduziu a atividade econômica e, consequentemente, a circulação pela cidade. Os dados da CET já haviam mostrado em 2015, primeiro ano da crise, uma redução de 10,7% em relação a 2014. As medições são feitas entre 7 e 20 horas. 

Em 2017, segundo dados parciais até abril, a tendência de queda nos engarrafamentos continua. Em abril, por exemplo, a média foi de 65 km nos horários de pico da manhã (7h às 10h) e da tarde (17h às 20h). “Embora a frota tenha crescido, o fluxo de veículos é totalmente dependente da economia. Se a lentidão no trânsito diminuir é porque a atividade econômica retraiu, infelizmente. Não tivemos nenhuma ação na operação do trânsito que pudesse melhorar o desempenho. Pelo contrário, temos um problema grave com a operação dos semáforos da cidade”, disse o consultor de trânsito Sérgio Ejzenberg.

Os anos de 2015 e 2016 foram marcados por uma política de redução mais intensa dos limites de velocidade na cidade, com padrão 50 km/h, implementada pela gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT). Para Ejzenberg, porém, a medida não surtiu efeito nos índices de congestionamento. “Aumentou o número de pessoas desempregadas, principalmente na região metropolitana. Isso reduz a circulação de pessoas e, consequentemente, o trânsito”, corrobora Luiz Vicente Figueira de Melo, professor de engenharia de tráfego da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O relatório da CET, que faz uma avaliação anual da Operação Horário de Pico desde 1997, quando foi instituído o rodízio de veículos em São Paulo, mostra que o pico de lentidão na cidade continua sendo às 19 horas, com 104 km de congestionamentos em média. No ano passado, o índice neste horário era ainda maior (111 km). 

Aplicativo

Para os especialistas, o uso de aplicativos de trânsito como o Waze, que auxiliam os motoristas a fugirem dos engarrafamentos nas principais vias da cidade, ajuda a explicar a redução da lentidão nas vias monitoradas. Morador da Aclimação, na zona sul, o assessor comercial Carlos Ietoso, de 57 anos, faz “tudo de carro” e não sai de casa sem se conectar ao aplicativo, que usa há cerca de dois anos. “Ajuda muito. Em 90% das vezes, a direção indicada é a mais rápida.”

Proprietário de uma empresa de decoração em Perdizes, na zona oeste, Michael Balog, de 45 anos, usa o carro a trabalho, atendendo a uma média de dez clientes por dia a domicílio, e recorre sempre a duas dicas de trajeto para driblar os congestionamentos. “Fica Waze de um lado, GPS do outro, daí a gente faz uma média”, diz.

Quando é dia de rodízio de seu veículo, ele se organiza para sair mais cedo ou mais tarde para fugir dos horários de restrição de circulação para os compromissos. Segundo o balanço da CET, em média, 22% dos carros proibidos de circular no dia antecipam suas viagens pela manhã, entre 6h30 e 6h45, e 12% entre 6h45 e 7h, quando se inicia o rodízio. Já 14% saem entre 10h e 10h15, e 21% entre 10h15 e 10h30, após o término da restrição municipal.

De acordo com a CET, o índice de obediência ao rodízio permaneceu praticamente estável no ano passado, chegando a 90% no período da manhã e 84% no período da tarde. Isso significa, por exemplo, que 16% dos veículos proibidos de circular em determinado dia ainda são flagrados nas ruas da capital entre 17 e 20 horas.

Em quatro décadas, velocidade média subiu só 5 km/h

A velocidade média do trânsito de São Paulo nas últimas quatro décadas subiu apenas 5 km/h, nos horários de pico da manhã. A primeira pesquisa Volumes e Velocidades, de 1977, anotava que o trânsito da cidade tinha uma velocidade média de 20,6 km/h no começo do dia – ante os atuais 25,5 km/h apontados no mesmo horário de pico.

Já na parte da tarde, os resultados de 2016 mostram um balanço ainda pior do que em 1977. Naquele ano, os engenheiros da CET cravaram que a velocidade média da cidade no horário de pico da tarde era de 23,9 km/h. No ano passado, a pesquisa apontou piora: média de 20,9 km/h.

O Detran não tem disponível dados sobre o tamanho da frota de veículos na cidade naquele ano. O dado mais antigo é de 2008, quando a cidade tinha 6,3 milhões de veículos. Hoje são 8,4 milhões. 

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo.

 

Compartilhe este artigo