“Direito à Cidade” é o tema do debate desta quarta-feira

Cinco filmes sobre Cidades são exibidos no Reserva Cultural, três deles sobre a China

A acelerada urbanização do mundo tem importantes implicações no desenvolvimento humano, desde a assimilação dos migrantes até o acirramento da especulação imobiliária. “Direito à Cidade” é o tema do debate que a Mostra Ecofalante promove nesta quarta-feira, 7 de junho, as 20h30, no Cine Reserva Cultural. Durante a tarde e a noite, serão exibidos cinco filmes que abordam essa complexidade de diferentes pontos de vista – três deles sobre a intensa urbanização da China. Outros eixos temáticos da Mostra Contemporânea Internacional, a Competição Latino-Americana e o Concurso Curta Ecofalante também têm atrações em diversas salas da cidade.

CIDADES EM DEBATE

O Cine Reserva Cultural, Av. Paulista, 900, é sede das sessões de filmes e dos debates relacionados aos eixos temáticos em que está dividida a Mostra Contemporânea Internacional.

  • Direito à Cidade é o tema que vai ser debatido a partir de 20h30 desta quarta-feira. São debatedores a professora Vera Telles, coordenadora da linha de pesquisa Cidade e Trabalho no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP; o padre Júlio Lancellotti, que atua junto a imigrantes, menores infratores, detentos em liberdade assistida, pacientes com HIV/Aids, populações de baixa renda e em situação de rua; o professor Pedro Jacobi, coordenador do Grupo de Estudos Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados da USP; e José Marcelo Zacchi, diretor executivo da Associação Casa Fluminense, e secretário-geral do Gife – Grupo de Institutos e Fundações de Empresas. A mediação será do jornalista Silvio Caccia Bava, diretor do Le Monde Diplomatique Brasil.
  • Na sessão das 19h, antes do debate, são exibidos o curta-metragem "Champ des Possibles, sobre a cidade como prisão, e o longa Frágil Equilíbrio, um retrato de três realidades entrelaçadas a partir de uma entrevista com o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica: a de migrantes africanos rumo à Europa, a expulsão de moradores espanhóis pela especulação imobiliária e o esgotamento de executivos japoneses pelo trabalho.

TRAILER LEGENDADO: https://www.youtube.com/watch?v=UFxPWadvml0

  • Também do eixo temático “Cidades”, às 15h30 será exibido Terra de Muitos Palácios, sobre uma metrópole artificial construída para receber 1 milhão de habitantes no norte da China. Documentário INÉDITO NO BRASIL, em sessão especial com acessibilidade – audiodescrição.
  • Outro filme sobre a urbanização na China é a atração das 17h. Império da Fantasia, também INÉDITO NO BRASIL, tem como personagem principal Yana, que abre uma empresa de “figurantes estrangeiros” para estimular a venda de novos empreendimentos imobiliários: em dias de visita eles são usados num esforço surreal para sugerir que a megalópole Chongqing é uma desejada “cidade global”.

TRAILER LEGENDADO: https://youtu.be/4ifb_M1l6Dc?list=PLLKGeY6XZp7_SbWFiOt8jAZqntEYBi4t8

  • Depois do debate, às 22h, é a vez de Minha Terra, que mostra o esforço da família do migrante rural Chen para resistir à especulação imobiliária nos arredores de Pequim.

A programação completa, incluindo endereços das salas em www.ecofalante.org.br/mostra.

Compartilhe este artigo