Heliópolis reivindicará direitos na 19ª Caminhada pela Paz

Em 8 de junho, a comunidade de Heliópolis vai caminhar pela Paz, com o tema “Políticas Públicas + Consciência Comunitária = Sociedade Educadora”.

A Caminhada pela Paz tomará as ruas de Heliópolis pelo 19º ano consecutivo, em um contexto de luta por garantia de direitos e pela democracia. Em 8 de junho, às 13 horas, acontece o já tradicional evento organizado pelo Movimento Sol da Paz e pela UNAS. Trata-se do ponto alto de um trabalho contínuo realizado por escolas e projetos socioeducacionais da região. Crianças, adolescentes e jovens refletem sobre temas relacionados à cultura de paz, cidadania e o cotidiano da comunidade, com base nessa reflexão, criam as alegorias que são levadas às ruas no dia da Caminhada. 

A concentração será no CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli (Estrada das Lágrimas, nº 2385), são esperadas cerca de 10 mil pessoas.
 

Atualmente, o Movimento Sol da Paz é formado por representantes de diversos equipamentos educacionais, culturais e sociais atuantes na comunidade, que se reúnem todas as últimas quartas-feiras do mês, às 9h30 na Biblioteca do CEU Heliópolis. Esse é um espaço de reflexão e encontro do movimento, no qual se realizam e planejam atividades para a promoção da Cultura de Paz em Heliópolis. Ali também são organizados a Caminhada e o Festival da Paz. Todos(as) estão convidados(as) a participar das reuniões! Como sugere o tema da Caminhada, acreditamos que a paz se efetiva através da garantia de direitos.  Por isso, lutamos por uma educação que promova a consciência comunitária, a luta e a fiscalização das Políticas Públicas e, finalmente, a construção conjunta de um Bairro Educador! Além do Movimento Sol da Paz, outros movimentos organizados, escolas e moradores se mobilizam pela causa, seja caminhando com o grupo, cantando ou exibindo panos brancos em suas portas e janelas durante o ato.

A Caminhada Pela Paz de Heliópolis surgiu em 1999, quando uma aluna da EMEF Campos Salles foi assassinada no caminho de volta para sua casa. Leonarda tinha 15 anos e se tornou símbolo da luta contra a violência que vitimava muitos jovens na comunidade. O então diretor da escola, Braz Rodrigues Nogueira, buscou lideranças comunitárias, como João Miranda, na época Presidente da UNAS, para realizarem a 1º Caminhada Pela PAZ de Heliópolis.

Leia aqui o Manifesto.
 

Compartilhe este artigo