Pré-candidato, Alckmin prevê avanço atípico de metrô às vésperas de eleição

RODRIGO RUSSO – FOLHA DE S. PAULO

De olho nas eleições presidenciais de 2018, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) promete entregar mais quilômetros de metrô nos próximos 20 meses do que a expansão dos últimos 12 anos. Desde 2005, após seguidas gestões tucanas no Estado, a rede metroviária de São Paulo cresceu apenas 21 km.

Dos 57 km daquele ano, chegou aos atuais 78 km. A última inauguração de estação ocorreu há mais de dois anos, em novembro de 2014. Até 2018, a companhia ligada ao governo de São Paulo prevê entregar novos 23 km, elevando a malha a 101 km.

Seria a realização de uma promessa de Alckmin, que pretende disputar a Presidência da República, mas com quatro anos de atraso. Em fevereiro de 2013, um documento da Secretaria dos Transportes Metropolitanos indicava que São Paulo contaria com 101 km de metrô ao final de 2014 –ano em que o governador se candidatou à reeleição no Estado.

Para chegar a esse tamanho, a gestão prevê concluir obras nas já existentes linhas 4-amarela, 5-lilás e 15-prata.

No monotrilho da linha 15-prata, que hoje funciona com duas estações (Vila Prudente e Oratório) em um trecho de 3 km, o Estado promete entregar oito paradas, com extensão de 10 km, para chegar a São Mateus (zona leste). A gestão tucana diz que todas serão inauguradas no primeiro semestre do ano que vem.

No caso da linha 5-lilás, o governo corre para entregar nove estações no segundo semestre deste ano, o que representará um incremento de 11,5 km no ramal, que hoje vai de Capão Redondo a Adolfo Pinheiro, na zona sul. A promessa tem sido repetida pelo próprio Alckmin em vídeos divulgados em redes sociais.

A linha 4-amarela, por fim, ganhará três estações. Duas delas, no entanto, não significarão avanço na malha metroviária, pois são intermediárias às paradas já existentes. O governo promete entregar Higienópolis-Mackenzie e Oscar Freire ainda no segundo semestre de 2017.

O avanço da linha só acontecerá na segunda metade de 2018, para quando Alckmin prevê a inauguração da parada São Paulo-Morumbi. Restará para depois a conclusão do ponto final, Vila Sônia.

META DISTANTE

O ritmo lento nos últimos anos indica que as metas sinalizadas pelo Pitu (Plano Integrado de Transporte Urbano) 2025 estão distantes.

O projeto apontava "vigorosa expansão da rede de metrô", com 110 km de acréscimo à rede existente no início de 2005. Na prática, seria preciso construir outros 66 km nos sete anos após 2018 –ritmo mais de quatro vezes superior à média do metrô paulista e improvável em um cenário de crise econômica.

"Estamos numa grande crise da construção civil no Brasil. Não somos uma ilha desafeta a tudo isso. Tenho sete grandes obras, só em duas ou três há problemas, no resto estamos andando bem", diz Clodoaldo Pelissioni, secretário de Transportes Metropolitanos da gestão Alckmin.

Na avaliação de Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), a expansão prevista nos três ramais é positiva por gerar novos pontos de transferência entre as linhas. "Há, com isso, um redirecionamento das baldeações, e é provável que as novas estações tragam mais passageiros para a rede, que é confiável e bem avaliada", diz.

Segundo Flamínio Fichmann, arquiteto, urbanista e consultor em transportes, a média de construção de metrô em São Paulo "está totalmente aquém da necessidade e dos planos originais". O especialista faz uma comparação. "Temos média de 2 km de avanço por ano, enquanto Xangai tem construído 40 km por ano. É possível fazer mais com melhor planejamento. Defendo uma gestão terceirizada, com autonomia e transparência."

EXPANSÃO DA LINHA 5

Para entregar as nove estações da extensão da linha 5-lilás até o fim deste ano, a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) corre para finalizar as obras civis e os testes com o sistema de operação dos trens. De acordo com o cronograma divulgado pelo governo, serão dois pacotes de inaugurações. O primeiro inclui três estações: Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, no início do segundo semestre.

Ficam para o fim do ano as paradas Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. As duas últimas garantirão a conexão entre a linha 5 e as linhas 1-azul e 2-verde, respectivamente. Restará apenas a entrega da estação Campo Belo, atualmente prevista pela gestão tucana para o segundo semestre do ano que vem.

SISTEMA

De 2014 a 2016, a expansão da linha 5 foi a obra metroviária que recebeu os maiores investimentos do Estado, segundo dados de execução orçamentária. Foram quase R$ 4,4 bilhões destinados a esse projeto, valor muito superior ao R$ 1,7 bilhão gasto com o monotrilho da linha 15-prata no mesmo período.

No início deste mês, o governo transferiu R$ 200 milhões que previa gastar com a linha 6-laranja –cujas obras estão paralisadas– para o projeto da linha 5, o que reforça sua prioridade.

Além de concluir as obras, o Metrô tem o desafio de garantir que a operação no ramal funcionará sem problemas. Atualmente operando com o sistema antigo de controle, a linha 5 está em fase de migração para o sistema CTBC (Controle de Trens Baseado em Comunicação), que será plenamente usado quando as novas estações entrarem em funcionamento.

Para isso, a companhia tem feito testes no ramal e já opera com o CTBC aos domingos. Com o novo sistema, o metrô ganhará de 12 a 14 trens a mais em sua frota para atender à demanda de sua próxima fase de operação.

Hoje, somente a linha 2-verde tem operação totalmente comandada pelo CTBC, implantado com a promessa de ser mais eficiente, rápido e seguro, aumentando os trens em circulação e acomodando mais usuários.

Como revelou a Folha, porém, esse sistema registrou uma falha a cada cinco dias em seu primeiro ano de operação integral naquele ramal.

CONCESSÃO

Apesar de já estar definido que a linha 5-lilás será gerida pelo setor privado, o início de sua operação será conduzido pelo próprio Metrô, segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos. "A companhia começa a operação de forma gradual até a plena operação comercial. Ainda não estão definidas as etapas dessa graduação", diz.

O edital de licitação para a linha, que será concedida junto com o monotrilho da linha 17-ouro, deve ser publicado neste mês.
 

Linha 4: entrega de três estações até o fim de 2018 (Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire e São Paulo Morumbi)

Linha 5: entrega de nove estações até o fim deste ano (Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin em um primeiro pacote; depois Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin), mais uma estação (Campo Belo) no segundo semestre de 2018

Linha 15: entrega de oito estações até o fim de 2018 (São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus)

Matéria publicada na Folha de S. Paulo.
 

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