Inscrições para o Prêmio Milton Santos vão até 20 de abril

ELDER FERRARI, DA WEB RÁDIO CÂMARA

As inscrições para a 14ª edição do Prêmio Milton Santos, da Câmara Municipal de São Paulo, estão abertas até o dia 20 de abril.

Criado pelo ex-vereador Nabil Bonduki (PT), a premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar projetos que promovam  formas locais de organização e desenvolvimento social no município de São Paulo. “O prêmio Milton Santos procura dar visibilidade aos projetos da comunidade, de ONGs, pessoas físicas e grupos informais que procuram novas formas de apropriação do território. Projetos que mostram a integração dos indivíduos com o espaço onde vivem”, esclareceu Raydália Coelho Lopes Bittencout, da área de eventos da Câmara Municipal.

Os vencedores serão anunciados durante Sessão Solene realizada em junho, no Salão Nobre do Palácio Anchieta. Os premiados receberão a Salva de Prata da Câmara e menções honrosas.

Além da consulta no Portal da Câmara, você pode obter mais informações sobre o prêmio Milton Santos, através do e-mail: premiomiltonsantos@camara.sp.gov.br ou pelos telefones: 3396-4170 ou 3396-4667.

Quem foi Milton Santos?

Professor emérito da Faculdade e Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FLCH) da Universidade de São Paulo (USP), Milton Santos recebeu o título de doutor honoris causa de várias universidades do Brasil e de outros países.

Em 1964, com o golpe militar, foi preso e exilado, dando início a uma carreira internacional. Instalou-se na França, onde desenvolveu estudos sobre a geografia urbana de países pobres. Lecionou também na América do Norte, Peru, Venezuela e na Tanzânia (África).

De volta ao Brasil em 1978, foi professor visitante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e, em 1983, ingressou no Departamento de Geografia da FFLCH.

Em 1994, recebeu o Prêmio Vautrim Lud, considerado o prêmio Nobel da geografia.

Milton Santos morreu aos 75 anos, deixando como legado uma série de obras que marcaram o estudo geográfico no Brasil.

Matéria publicada no portal da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Compartilhe este artigo