São Paulo vai liderar o Ideb entre as capitais até 2019, promete secretário

PAULO SALDAÑA, DE SÃO PAULO, E EDUARDO SCOLESE, EDITOR DE "COTIDIANO" – FOLHA DE S. PAULO

Todos os estudantes da rede municipal de São Paulo, a partir do 2º ano, farão uma revisão de conteúdo nos primeiros 30 dias de aula deste ano. A determinação é do secretário de Educação, Alexandre Schneider.

Em entrevista à Folha, ele prometeu colocar a cidade no topo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) até 2019 e ainda anunciou que vai retomar a aplicação anual da Prova São Paulo. A avaliação externa havia sido cancelada em 2013 na gestão Fernando Haddad (PT).

*

AULAS

O ano vai começar com um mês de revisão do ano anterior. Vamos fazer materiais próprios [para essa revisão] e indicar para escolas o processo. Em seguida, haverá prova diagnóstica para que professores e escolas saibam em que ponto estão os alunos. A prova será em 30 de março, e dia 18 de abril a secretaria faz a devolutiva dos resultados, com sugestões de como melhorar.

AVALIAÇÕES

Vai voltar a avaliação externa, a Prova São Paulo. O objetivo dela é pedagógico. Vamos aplicar até novembro, com língua portuguesa, matemática e ciências. Vamos fazer licitação para uma empresa aplicar [a última Prova São Paulo, em 2012, custou R$ 6 milhões à prefeitura]. As provas externas são saudáveis para verificar como estão as escolas, diferença entre elas.

APRENDIZADO

A meta é colocar São Paulo como o primeiro Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] entre as capitais do país até 2019 [foi 11º no nono ano, em 2015]. É a obrigação de São Paulo. E falo porque já fui secretário e não conseguimos. No meu período ainda não era bom, mas o Ideb subiu [na última edição, o indicador da rede municipal caiu nos anos finais]. Hoje a meta de alfabetização é no 3º ano. Vamos baixar para o 2º ano, com o objetivo de ter 80% dos alunos alfabetizados no 1º ano. Voltaremos a ter formação dos coordenadores pedagógicos e material de apoio para uso em sala de aula.

ENSINO FUNDAMENTAL

O tripé será currículo, avaliação e formação de professores. Todo lugar que fez isso conseguiu dar um salto.

O Brasil está discutindo a Base Nacional Comum Curricular, e nossa meta é que São Paulo seja a primeira cidade, ou esteja no grupo das primeiras, a adotar a base.

Formaremos grupos por especialidade e grupos regionais. Para que os professores da rede, junto com especialistas, possam discutir o que vai ser o currículo a partir da Base. Vamos aproveitar o que já existia, o trabalho feito na gestão passada e as melhores experiências internacionais. Em paralelo, discutiremos os materiais de apoio e construir com docentes uma formação alinhada ao currículo.

CRECHE

Temos que garantir o compromisso do prefeito sobre a demanda no último dia da gestão Haddad. Não houve mudança de metas [na campanha, Doria falou em zerar a fila até o final de 2017, depois fixou em 66 mil, que é a fila registrada em dezembro].

A demanda necessariamente varia ao longo do ano. Em setembro, usou-se aquele número porque era o disponível. Ainda não temos a meta de vagas para os quatro anos, seria imprudente falar agora. Mas vamos colocar no plano de metas [em abril].

A expansão de vagas será por convênios. Vamos seguir o plano de obras em andamento [da gestão Haddad]. Com recursos próprios e com um edital para o Fundo Municipal de Direitos da Criança e Adolescente. A gestão Haddad já fez um primeiro movimento, é instrumento poderoso. O objetivo é captar R$ 400 milhões. Vamos intensificar a busca por empresas que querem destinar os recursos, que podem ser abatidos do imposto de renda.

Não há alternativa única. Vamos ter cardápio de soluções [com uso de escolas estaduais, bancos desativados e prédios em terminais].

EQUIDADE

Nosso princípio vai ser a equidade, que é tratar os diferentes de forma diferente. Temos estudo que mostra que os mais pobres não estão nas creches. Eles terão prioridade. Nossa meta será regionalizada para gerar vagas a partir da demanda em cada região. Vamos estudar o critério atual [hoje, a cada duas matrículas, duas são para beneficiados pelo Bolsa Família] e verificar se todos estão na creche. Mas faremos busca ativa. Estamos estudando se faremos com médicos de família ou com parcerias.

Matéria publicada na Folha de S. Paulo.

 

Compartilhe este artigo