Ensino municipal e estadual serão unificados em São Paulo

Redes terão calendário único, mesmo material didático e ciclos de ensino. Alckmin e Doria não detalharam parceria e delegaram aos secretários que não estavam presentes.

Por Tatiana Santiago, G1 São Paulo

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito João Doria (PSDB) anunciaram parceria na manhã desta segunda-feira (9) para unificar os sistemas de educação estadual e municipal de São Paulo com um único calendário letivo, o uso do mesmo material didático e os mesmos ciclos de ensino ou anos letivos. Os governos também anunciaram parcerias em projetos de outras áreas (veja lista abaixo).

"Na educação, a integração das redes, um calendário único, começar as aulas e terminarmos juntos, o mesmo número de ciclos e material pedagógico. O aluno que sai de uma escola e vai para a outra para ele não ter problema”, afirmou o governador.

Apesar disso, Alckmin e Doria não passaram detalhes de como a parceria irá funcionar e delegaram aos respectivos secretários a função de esclarecer as dúvidas da imprensa. No entanto, os secretários não participaram da coletiva.

Questionado se a Prefeitura irá usar o mesmo material didático que já é adotado pelo estado, Doria não soube informar. “Nós vamos ouvir o secretário da Educação, nós estamos integrando. O secretário Nalini e o secretário Alexandre Schneider tem reuniões conjuntas a partir de amanhã [terça]. As aulas começam no dia 6, ainda temos um tempo, eles estão definindo isso”.

Indagado pelo G1 se faltando poucas semanas para o início do ano letivo haverá tempo hábil para a reformulação do material didático e entrega aos alunos, Doria se esquivou da resposta. “Eu prefiro que essas respostas sejam dadas pelos secretários de Educação do estado e do município, até como princípio seguindo o que foi definido nessa reunião, os temas setoriais respondem os secretários respectivos de cada área”, disse.

O programa também prevê que a gestão municipal irá ocupar espaços ociosos dentro das escolas estaduais existentes. “Também ceder espaços para a Prefeitura, nós temos muitas escolas, às vezes muitas salas que podem ser utilizadas pelo município também”, declarou o governador.

Nos anúncios sobre parcerias em diversas outras áreas, Doria e Alckmin também não mencionaram detalhes. As ações integradas entre estado e prefeitura foram discutidas em um encontro com a presença de 25 secretários estaduais e os 22 secretários municipais, no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul de São Paulo.

Áreas anunciadas como integração entre prefeitura e governo de SP:

Habitação 
– Regularização fundiária, começando por Heliópolis
– Liberação de R$ 37 milhões para Casa Paulista e Casa da Família para Habitação de Interesse Social
– Início das obras da PPP da Habitação na Luz, no Centro

Trânsito
– Assinatura do convênio paulista para segurança no trânsito

Segurança
– Ampliação do Detecta (sistema eletrônico criado para permitir o uso de imagens de câmeras pela Secretaria Estadual da Segurança Pública) para chegar a mais de 900 câmeras 
– Integração do Centro de Integração e Controle que passará a funcionar 24 horas

Governo
– Serviços municipais no Poupatempo estadual

Emprego
– Empréstimo de cinco carretas do programa Via Rápida para cursos profissionalizantes da Prefeitura

Educação
– Criação de Etecs para a produção de games
– Integração das redes, calendário único, material pedagógico
– Cessão de espaços ociosos nas escolas estaduais para a Prefeitura
– Transporte escolar

Assistência Social
– Ceder CICs (Centros de Integração da Cidadania) aos moradores de rua para tirar documentos, fazer cursos profissionalizantes e acesso aos defensores públicos

Transporte
– integração de modais no estado de SP

Saneamento
– Desassoreamento de rios

Saúde
– Integração dos números de emergência, 190, 192 e 193
– Governo cede 4 carretas do Dr. Consulta para Prefeitura 
– Empréstimos de duas carretas para a Prefeitura para fazer mamografia e diminuir a fila por exames

Meio Ambiente
– Plantação de 7 milhões de mudas de árvores no Programa Nascentes

Matéria publicada no portal G1.
 

Compartilhe este artigo